06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6520
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gomes, Gustavo Manoel da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5701200319717430pt_BR
dc.contributor.referee1Baumgarten, Lídia-
dc.contributor.referee2Lima, Marcos Ricardo de-
dc.creatorSilva, Tamires Vieira da-
dc.date.accessioned2020-01-31T14:38:32Z-
dc.date.available2020-01-31-
dc.date.available2020-01-31T14:38:32Z-
dc.date.issued2019-09-05-
dc.identifier.citationSILVA, Tamires Vieira da. Experiências estéticas na formação de professores de História, no alto sertão alagoano (2013-2016). 2020. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6520-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the process of formation of history teachers occurred in course in History of UFAL - Campus Sertão between 2013 and 2016. Considering the need to think a teacher education from reflections that articulate theory and practice; ethics and aesthetics in higher-level pedagogical practice to train teachers in line with contemporary needs. To think about the teaching of history and its configurations we take as reference Fonseca (2011), Bittencourt (2011), Santos (2014) and Monteiro (2013). We use Tardif (2009; 2011) to discuss the teaching knowledge. Hemann (2005) and Pignatelli (2011) help us think about the concept of aesthetics and Larrosa (2015) provides us with the concept of experience. This work uses the aesthetic experiences developed in the classes of Ancient History, Medieval History, History of Africa, Techniques of Historical Research and Supervised Internship in the period mentioned. Therefore, we use different sources: legislative documents (Education Guidelines and Bases Law - LDB 1996, National Curriculum Parameters - PCN 1998, Common National Curriculum Base - BNCC 2015); The menus of the disciplines analyzed and cited above; The Pedagogical Political Project of the History Course (PPC) (2009); The UFAL REUNI Project (2007); Photographs and diaries written by undergraduates during formative experiences. To reach the research objectives we use the discourse analysis from the perspective of Eni Orlandi (2001). The subjects involved in the process evaluate the aesthetic experiences as positive, as they help you to think the teaching practice from countless possibilities, renewing themselves all the time. This leads us to think that it is necessary to continue rebuilding the practices of formation of history teacher in contemporary times.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória - Ensinopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectExperiências estéticaspt_BR
dc.subjectAlto sertão alagoanopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleExperiências estéticas na formação de professores de História, no alto sertão alagoano (2013-2016)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por finalidade analisar o processo de formação de professores de história ocorrida no curso de licenciatura em História da UFAL – Campus Sertão entre os anos de 2013 e 2016. Considera-se a necessidade de se pensar uma formação docente a partir de reflexões que articulem teoria e prática, ética e estética na prática pedagógica de nível superior para formar professores em consonância com as necessidades contemporâneas. Para pensar o ensino de história e suas configurações tomamos como referencial Fonseca (2011), Bittencourt (2011), Santos (2014) e Monteiro (2013). Utilizamos Tardif (2009; 2011) para discutimos os saberes docentes; Hemann (2005) e Pignatelli (2011) nos ajudam a pensar o conceito de estética e Larrosa (2015) fornece-nos o conceito de experiência. Este trabalho toma como uso as experiências estéticas desenvolvidas nas turmas de História Antiga, História Medieval, História da África, Técnicas de Pesquisa Histórica e Estágio Supervisionado no recorte temporal citado. Para tanto utilizamos diferentes fontes: documentos legislativos (Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 1996, Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN 1998, Base Nacional Comum Curricular - BNCC 2015); as ementas das disciplinas analisadas e mencionadas acima; O Projeto Político Pedagógico do Curso de História (PPC - 2009); O Projeto REUNI da UFAL (2007); Fotografias e diários escritos pelos licenciandos durante as experiências formativas. Para dar conta dos objetivos da pesquisa valemo-nos da análise de discurso na perspectiva de Eni Orlandi (2001). Os sujeitos envolvidos no processo avaliam as experiências estéticas enquanto positivas, pois lhe ajudam a pensar a prática docente a partir de inúmeras possibilidades, se renovando o tempo todo. Isso nos leva a pensar que é necessário continuar reconstruindo as práticas de formação de professores de história na contemporaneidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Experiências estéticas na formação de professores de História, no alto sertão alagoano (2013-2016).pdf2.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.