00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6423
Tipo: Dissertação
Título: O livro didático para o ensino de Ciências: análise sobre o conteúdo de Higiene/Doença na coleção Projeto Buriti para os anos iniciais do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): The textbook for Science teaching: analysis of the contente of health/ disese in collection Project Buriti for the years teaching initial essential
Autor(es): Santos, Javan Sami Araújo dos
Primeiro Orientador: Prado, Edna Cristina do
metadata.dc.contributor.referee1: Colares, Anselmo Alencar
metadata.dc.contributor.referee2: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee3: Bastos Filho, Jenner Barretto
Resumo: Uma ideia básica está presente em quase todas as análises dos Livros Didáticos: a de que eles podem, com mediação docente, despertar o interesse pelos estudos escolarizados e garantir a melhoria da aprendizagem. Nesta compreensão, infere-se que os livros didáticos carregam em seu aporte ideológico e pedagógico uma concepção didática relativamente marcante no padrão habitual. Os livros se apresentam com intensidades bem diferenciadas, alguns são mais abrangentes e outros limitam-se à mera cópia e repetição dos conteúdos. Há também os que mesclam suas tarefas com as realidades extra aos livros para promover uma discussão que, de forma dinâmica, são propositivas ao contexto dos estudantes e da iniciativa de realizarem experimentos pela relevância que o tema contempla, justifica-se a pesquisa desenvolvida. Metodologicamente, desenvolveu-se uma dinâmica de análise (apreciações) de conteúdo com os Livros Didáticos de Ciências (Projeto Buriti – obra em 4 volumes para alunos do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental) de uma escola da rede pública municipal de Rio Largo/AL, visando contribuir para reflexão de seu conteúdo pedagógico. Avaliamos as propostas didáticas e, posteriormente, o diagnóstico do que se expõe nestes livros como saberes para o ensino e aprendizagem de Ciências. No contexto nacional brasileiro, alguns estudos (LAJOLO, 2014; LIMA, 2013; MONTEIRO, 2012; FREITAS, 2009; DELIZOICOV, 1995, 2002; MOHR, 2000) têm legitimado que o livro didático na atividade escolar é bastante significativo e apontam sua importância como fonte de informação e conhecimento no espaço escolar. Deste modo, em alguns livros didáticos, o conteúdo sobre Higiene/Doenças tem um papel muito importante no sentido de expressar os cuidados com a saúde, o corpo e o meio, consequentemente, orientando o indivíduo durante o processo de sua vida. A pesquisa revelou que o conteúdo teórico e as proporções de práticas relativas à Higiene/Doenças podem auxiliar os professores, propiciando mudanças na realidade social do aluno e ajudando a diversificar os métodos de ensiná-las. Desta forma, poderão contribuir mais para a aprendizagem dos discentes e a melhoria da qualidade no Ensino de Ciências.
Abstract: A basic idea is present in almost all analyzes of textbooks: they can, with teaching mediation, make schooling studies more interesting, and ensure an improved learning. Based on this understanding, it can be inferred that textbooks carry on his ideological and pedagogical contribution a relatively remarkable didactic design if compared to the usual standard. When this occurs, the books are presented with very different intensities, because some are more explicit and still limit themselves to mere copying and replaying content as through the proposed evaluation activities to students, and other books mix tasks with extra-books realities to promote a discussion that, dynamically, are both purposeful context of students and the initiative to conduct experiments. Methodologically, we developed a dynamic analysis (assessments) content in the textbooks of Sciences (Projeto Buriti - in 4 volumes for students from 2nd to 5th year of elementary school) of a municipal school in Rio Largo/AL, in order not only to contribute to a reflection of what is presented pedagogically in those books, but also to evaluate the educational proposals, and subsequently, the diagnosis of what is exposed on these books as knowledge for teaching and learning science. In the Brazilian national context, some studies (LAJOLO, 2014; LIMA, 2013; MONTEIRO, 2012; FREITAS, 2009; DELIZOICOV, 1995, 2002; MOHR, 2000), among others, legitimize that the textbook in school activities is quite significant, and such authors still point out its importance as a source of information and knowledge at school. Thus, in some textbooks, the content of Hygiene/Diseases plays an important role in expressing the health care, the body and the environment, thus guiding the individual during the processes of his/her life. Therefore, some theoretical and practical issues related to hygiene/diseases can help teachers in their practice, providing changes in the social reality of their student and helping to diversify the methods of teaching them, contributing more to the learning process, and improving the quality of science teaching.
Palavras-chave: Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Livro Didático de Ciências
Ensino de Ciências
Higiene/Doenças
National Textbook Program (Brazil)
Years Elementary School Initials
Textbook of Sciences
Science Teaching
Hygiene/Diseases
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SANTOS, Javan Sami Araújo dos. O livro didático para o ensino de Ciências: análise sobre o conteúdo de Higiene/Doença na coleção Projeto Buriti para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6423
Data do documento: 10-nov-2015
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.