00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6356
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proposta de alfabetização e letramento na EJA: análise de livros didáticos
Autor(es): Almeida, Claudiane Fernanda Gonçalves de
Melo, Karina Duarte
Primeiro Orientador: Gomes, Yana Liss Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Silvana Paulina de
Resumo: Este artigo traz uma reflexão acerca das propostas de alfabetização e letramento em livros didáticos utilizados na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, realizamos uma análise descritiva de três livros da coleção Moderna com o objetivo de observar a organização das propostas de alfabetização e de letramento dos materiais didáticos, bem como das atividades de leitura, escrita e produção textual. Para a fundamentação teórica deste estudo utilizamos a perspectiva de Soares (2017, 2011, 2004), Costa (2016, 2014), Jung (2007) sobre alfabetização e letramento, os estudos de Cardeal e Santos (2016), Xavier (2011), Silva e Villela (2016), Machado (2016), Moura (2009), Freitas (2014) e Freire (1967) sobre a educação de jovens e adultos, bem como as pesquisas de Zimmerman (2008), de Ota (2009), Marcuschi (2008, 2010), dentre outros, referente ao livro didático. Os resultados encontrados revelaram que os materiais didáticos analisados apresentam proposição didática para o componente curricular Língua Portuguesa que aborda o processo alfabetização articulado ao processo de letramento a partir do continuum dos gêneros textuais (orais e escritos). As atividades de leitura e escrita/produção textual são concebidas como práticas sociais de materialização dos usos dos diversos textos em função dos inúmeros contextos sócio comunicativos.
Palavras-chave: Livro didático
EJA
Língua portuguesa
Alfabetização
Letramento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: ALMEIDA, Claudiane Fernanda Gonçalves de; MELO, Karina Duarte. Proposta de alfabetização e letramento na EJA: análise de livros didáticos. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6356
Data do documento: 9-mai-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta de alfabetização e letramento na EJA: análise de livros didáticos.pdf566.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.