Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6356
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Yana Liss Soares | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5441988893925908 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Adriana Cavalcanti dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6659666517367641 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Silvana Paulina de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4237683604411139 | pt_BR |
dc.creator | Almeida, Claudiane Fernanda Gonçalves de | - |
dc.creator | Melo, Karina Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-10T14:11:12Z | - |
dc.date.available | 2020-01-10T14:11:12Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-09 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Claudiane Fernanda Gonçalves de; MELO, Karina Duarte. Proposta de alfabetização e letramento na EJA: análise de livros didáticos. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6356 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Proposta de alfabetização e letramento na EJA: análise de livros didáticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo traz uma reflexão acerca das propostas de alfabetização e letramento em livros didáticos utilizados na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, realizamos uma análise descritiva de três livros da coleção Moderna com o objetivo de observar a organização das propostas de alfabetização e de letramento dos materiais didáticos, bem como das atividades de leitura, escrita e produção textual. Para a fundamentação teórica deste estudo utilizamos a perspectiva de Soares (2017, 2011, 2004), Costa (2016, 2014), Jung (2007) sobre alfabetização e letramento, os estudos de Cardeal e Santos (2016), Xavier (2011), Silva e Villela (2016), Machado (2016), Moura (2009), Freitas (2014) e Freire (1967) sobre a educação de jovens e adultos, bem como as pesquisas de Zimmerman (2008), de Ota (2009), Marcuschi (2008, 2010), dentre outros, referente ao livro didático. Os resultados encontrados revelaram que os materiais didáticos analisados apresentam proposição didática para o componente curricular Língua Portuguesa que aborda o processo alfabetização articulado ao processo de letramento a partir do continuum dos gêneros textuais (orais e escritos). As atividades de leitura e escrita/produção textual são concebidas como práticas sociais de materialização dos usos dos diversos textos em função dos inúmeros contextos sócio comunicativos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Proposta de alfabetização e letramento na EJA: análise de livros didáticos.pdf | 566.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.