00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6115
Tipo: Dissertação
Título: A mulher no discurso da publicidade e os efeitos de sentido para promoção do capital
Título(s) alternativo(s): The woman in advertising speech and the effects of sense for the promotion of capital
Autor(es): Silva, Samuel Barbosa
Primeiro Orientador: Magalhães, Belmira Rita da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Sobrinho, Helson Flávio da
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes, Andrea Pereira
Resumo: O discurso midiático é uma grande ferramenta de comunicação de massa presente na sociedade sendo capaz de produzir diversos efeitos de sentido a respeito de qualquer assunto recorrente na sociedade. A publicidade tem se utilizado também da mulher para promover o consumo em seus anúncios atendendo às necessidades da lógica do mercado capitalista. Esta dissertação analisa o discurso das publicidades da Vitarella correspondentes aos anos de 2008 a 2016, ambas materializam discursos que tratam sobre a representatividade da mulher na sociedade atual. Recorremos ao campo teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa (doravante AD), ancorada no materialismo histórico, postulada por Michel Pêcheux, para fundamentar esta pesquisa e descorporificar sentidos que estão velados no discurso das publicidades da Vitarella sobre a condição da mulher. Apoiamos também teoricamente nas contribuições de Marx (2014), Lukács (2013), Saffioti (2013), Cisne (2014), Magalhães (2005), Silva Sobrinho (2007), etc. para discutir as relações de trabalho, classes sociais, linguagem e gênero/relações sociais de sexo. Temos por objetivo desvelar os efeitos de sentido que são construídos sobre o lugar e as funções sociais ocupadas pela mulher na atualidade, salientando as falhas, equívocos da língua no fio do discurso presentes nas materialidades analisadas que favorecem a manutenção do sistema capitalista. A Vitarella se apropria do discurso que é dirigido socialmente para a mulher que se torna mãe, causando determinados efeitos de evidência, e se apoia em seus dizeres para comercializar os produtos ofertados. Ademais, as publicidades contribuem para a opressão do sexo feminino ao enfatizar determinadas formas de manifestações discursivas, através de seus anúncios, que viabilizam a subalternização da mulher para a promoção do capital.
Abstract: El discurso de los medios es una herramienta de comunicación de masas principal presente em el cuerpo social capaz de producir diversos efectos de sentido con respecto a cualquier tema recurrente en la sociedad. La publicidad también ha utilizado la mujer para promover el consumo en sus anuncios que cumplan las necesidades de la lógica del mercado capitalista. Esta tesis analiza el discurso de Vitarella de la publicidad para los años 2008-2016, ambos se materializan discursos que tienen que ver con la representación de la mujer en la sociedad actual. Se utilizó el campo teórico y metodológico de análisis del discurso francesa (en adelante AD), anclado en el materialismo histórico, postulado por Pêcheux, para apoyar estos sentidos de investigación y descorporificar que recaen en el discurso de la publicidad de los Vitarella sobre la condición de la mujer. También apoyamos las aportaciones teóricas de Marx (2014), Lukács (2013), Saffioti (2013), Cisne (2014), Magalhães (2005), Silva Sobrinho (2007), etc. para discutir las relaciones laborales, la clase social, el lenguaje y las relaciones de género / sociales de sexo. Nuestro objetivo es dar a conocer los efectos de sentido que se construye en el lugar y las funciones sociales ocupados por las mujeres de hoy, señalando los defectos, errores lingüísticos en el habla de alambre presente en los asuntos materiales analizados que favorecen el mantenimiento del sistema capitalista. Vitarella que se apropia del discurso que se dirige socialmente para la mujer que se convierte en una madre, causando cierta evidencia de efectos, y se basa en sus consignas para comercializar los productos ofrecidos. Además, la publicidad contribuye a la opresión de la mujer, haciendo hincapié en ciertas formas de eventos discursivos a través de sus anuncios, que permiten a la subordinación de las mujeres para promover el capital.
Palavras-chave: Linguística
Mulher
Publicidade
Classes sociais
Análise do discurso
Mujer
Publicidad
Clases Sociales
Análisis del Discurso
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: SILVA, Samuel Barbosa. A mulher no discurso da publicidade e os efeitos de sentido para promoção do capital. 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Lingüística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6115
Data do documento: 22-fev-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A mulher no discurso da publicidade e os efeitos de sentido para promoção do capital.pdf5.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.