00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação de professores: foco na lei 10.639/03 e demais documentos do NEDER SEMED/ Maceió
Autor(es): Faria, Mariana Santos
Tigre, Victoria Lannusa Vieira
Primeiro Orientador: Cavalcante, Valéria Campos
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Jusciney Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Sobral, Marcos Paulo de Oliveira
Resumo: Este artigo tem como objetivo problematizar a aplicabilidade da Lei 10639/03 na formação continuada dos professores da SEMED/Maceió. Este trabalho que ora apresentamos é resultante de reflexões sobre a invisibilização da cultura e discussões sobre o negro no espaço escolar da SEMED/Maceió, mais especificamente nas escolas nas quais já atuamos. Como metodologia utilizamos a análise documental de documentos do Núcleo da Diversidade Étnico-Racial/NEDER, setor responsável na SEMED pela discussão e formação de professores na área étnico-racial. Após toda pesquisa constatamos que as ações do NEDER, incluindo a proposta de formação, prioriza debates acerca do processo identitário dos estudantes negros, como preconiza da Lei 10639/03. Entretanto, mesmo com a obrigatoriedade da legislação vigente no município, o que se observa, em muitas escolas da Rede Municipal de Maceió, é a prevalência de uma resistência dos educadores em repensar sua prática, bem como a ausência de discussões que abordem cultura e identidades. Afro no currículo das escolas.
Palavras-chave: Diversidade Étnico-Racial
Lei 10639/03
Formação de Professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: FARIA, Mariana Santos;TIGRE, Victoria Lannusa Vieira. Formação de professores: foco na lei 10.639/03 e demais documentos do NEDER SEMED/ Maceió. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5784
Data do documento: 12-dez-2018
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