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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5784
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Cavalcante, Valéria Campos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6189537710156188 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santana, Jusciney Carvalho | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9596120894827646 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sobral, Marcos Paulo de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2250848145374993 | pt_BR |
dc.creator | Faria, Mariana Santos | - |
dc.creator | Tigre, Victoria Lannusa Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-28T14:56:47Z | - |
dc.date.available | 2019-08-28T14:56:47Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-12 | - |
dc.identifier.citation | FARIA, Mariana Santos;TIGRE, Victoria Lannusa Vieira. Formação de professores: foco na lei 10.639/03 e demais documentos do NEDER SEMED/ Maceió. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5784 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Diversidade Étnico-Racial | pt_BR |
dc.subject | Lei 10639/03 | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Formação de professores: foco na lei 10.639/03 e demais documentos do NEDER SEMED/ Maceió | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo problematizar a aplicabilidade da Lei 10639/03 na formação continuada dos professores da SEMED/Maceió. Este trabalho que ora apresentamos é resultante de reflexões sobre a invisibilização da cultura e discussões sobre o negro no espaço escolar da SEMED/Maceió, mais especificamente nas escolas nas quais já atuamos. Como metodologia utilizamos a análise documental de documentos do Núcleo da Diversidade Étnico-Racial/NEDER, setor responsável na SEMED pela discussão e formação de professores na área étnico-racial. Após toda pesquisa constatamos que as ações do NEDER, incluindo a proposta de formação, prioriza debates acerca do processo identitário dos estudantes negros, como preconiza da Lei 10639/03. Entretanto, mesmo com a obrigatoriedade da legislação vigente no município, o que se observa, em muitas escolas da Rede Municipal de Maceió, é a prevalência de uma resistência dos educadores em repensar sua prática, bem como a ausência de discussões que abordem cultura e identidades. Afro no currículo das escolas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Formação de professores: foco na lei 10.63903 e demais documentos do NEDER-SEMED Maceió.pdf | 422.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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