00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Prática docente e interdisciplinaridade em um estágio em saúde coletiva
Autor(es): Biana, Vivianne de Lima
Primeiro Orientador: Tomaz, Jerzuí Mendes Torres
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Tavares, Carlos Henrique Falcão
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Geraldo Margela
Resumo: Sabemos que a docência universitária deve propiciar a formação do profissional cidadão, devendo se contrapor à formação tecnicista. Nesse sentido, estudiosos da educação recomendam uma nova articulação entre a teoria e a prática e apresentam a interdisciplinaridade como uma possível alternativa para tal, a fim de superar os problemas críticos do passado e ceder lugar aos benefícios de uma nova prática e conceito de saúde. O presente estudo analisa as práticas docentes relacionadas à interdisciplinaridade nos estágios de saúde coletiva de uma universidade pública do estado de Alagoas. O estudo possui caráter descritivo de abordagem qualitativa e os dados foram coletados através de entrevista. Para análise dos dados, optou-se pela modalidade de análise temática. Os resultados mostraram: variadas visões quanto à interdisciplinaridade; diversos obstáculos para a vivência de práticas interdisciplinares; e indicam a necessidade de capacitações e incentivos à formação profissional.
Abstract: The College faculty shall provide training for the citizen professional, should counteract the technical education. Education scholars recommend a new articulation between theory and practice. Interdisciplinarity is presented as a possible alternative aiming to overcome the critical problems of the past, giving way to the benefits of a new practice and health concept. The present study aimed to analyze the teaching practices related to interdisciplinarity in the stages of collective health of a university in the state of Alagoas. The study has a qualitative descriptive approach. Data were collected through interviews. For data analysis, was chosen the method of thematic analysis. The results showed: varying views as to interdisciplinarity; several obstacles to the experience of interdisciplinary practices; and indicate the need for training and incentives for training.
Palavras-chave: Professores - Formação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Ensino de saúde
Saúde coletiva
Teachers - Training
Interdisciplinary communication
Health education
Collective health
Public health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: BIANA, Vivianne de Lima. Prática docente e interdisciplinaridade em um estágio em saúde coletiva. 2019. 53 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4523
Data do documento: 1-ago-2014
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