Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4523
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Tomaz, Jerzuí Mendes Torres | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0642903869243215 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Tavares, Carlos Henrique Falcão | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1002923033043026 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Teixeira, Geraldo Margela | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0553089994592057 | pt_BR |
dc.creator | Biana, Vivianne de Lima | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8328940534050302 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-14T18:52:55Z | - |
dc.date.available | 2019-01-30 | - |
dc.date.available | 2019-03-14T18:52:55Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-01 | - |
dc.identifier.citation | BIANA, Vivianne de Lima. Prática docente e interdisciplinaridade em um estágio em saúde coletiva. 2019. 53 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4523 | - |
dc.description.abstract | The College faculty shall provide training for the citizen professional, should counteract the technical education. Education scholars recommend a new articulation between theory and practice. Interdisciplinarity is presented as a possible alternative aiming to overcome the critical problems of the past, giving way to the benefits of a new practice and health concept. The present study aimed to analyze the teaching practices related to interdisciplinarity in the stages of collective health of a university in the state of Alagoas. The study has a qualitative descriptive approach. Data were collected through interviews. For data analysis, was chosen the method of thematic analysis. The results showed: varying views as to interdisciplinarity; several obstacles to the experience of interdisciplinary practices; and indicate the need for training and incentives for training. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de saúde | pt_BR |
dc.subject | Saúde coletiva | pt_BR |
dc.subject | Teachers - Training | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinary communication | pt_BR |
dc.subject | Health education | pt_BR |
dc.subject | Collective health | pt_BR |
dc.subject | Public health | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.title | Prática docente e interdisciplinaridade em um estágio em saúde coletiva | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Sabemos que a docência universitária deve propiciar a formação do profissional cidadão, devendo se contrapor à formação tecnicista. Nesse sentido, estudiosos da educação recomendam uma nova articulação entre a teoria e a prática e apresentam a interdisciplinaridade como uma possível alternativa para tal, a fim de superar os problemas críticos do passado e ceder lugar aos benefícios de uma nova prática e conceito de saúde. O presente estudo analisa as práticas docentes relacionadas à interdisciplinaridade nos estágios de saúde coletiva de uma universidade pública do estado de Alagoas. O estudo possui caráter descritivo de abordagem qualitativa e os dados foram coletados através de entrevista. Para análise dos dados, optou-se pela modalidade de análise temática. Os resultados mostraram: variadas visões quanto à interdisciplinaridade; diversos obstáculos para a vivência de práticas interdisciplinares; e indicam a necessidade de capacitações e incentivos à formação profissional. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Prática docente e interdisciplinaridade em um estágio em saúde coletiva.pdf | 1.81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.