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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4523
Tipo: | Dissertação |
Título: | Prática docente e interdisciplinaridade em um estágio em saúde coletiva |
Autor(es): | Biana, Vivianne de Lima |
Primeiro Orientador: | Tomaz, Jerzuí Mendes Torres |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Tavares, Carlos Henrique Falcão |
metadata.dc.contributor.referee1: | Teixeira, Geraldo Margela |
Resumo: | Sabemos que a docência universitária deve propiciar a formação do profissional cidadão, devendo se contrapor à formação tecnicista. Nesse sentido, estudiosos da educação recomendam uma nova articulação entre a teoria e a prática e apresentam a interdisciplinaridade como uma possível alternativa para tal, a fim de superar os problemas críticos do passado e ceder lugar aos benefícios de uma nova prática e conceito de saúde. O presente estudo analisa as práticas docentes relacionadas à interdisciplinaridade nos estágios de saúde coletiva de uma universidade pública do estado de Alagoas. O estudo possui caráter descritivo de abordagem qualitativa e os dados foram coletados através de entrevista. Para análise dos dados, optou-se pela modalidade de análise temática. Os resultados mostraram: variadas visões quanto à interdisciplinaridade; diversos obstáculos para a vivência de práticas interdisciplinares; e indicam a necessidade de capacitações e incentivos à formação profissional. |
Abstract: | The College faculty shall provide training for the citizen professional, should counteract the technical education. Education scholars recommend a new articulation between theory and practice. Interdisciplinarity is presented as a possible alternative aiming to overcome the critical problems of the past, giving way to the benefits of a new practice and health concept. The present study aimed to analyze the teaching practices related to interdisciplinarity in the stages of collective health of a university in the state of Alagoas. The study has a qualitative descriptive approach. Data were collected through interviews. For data analysis, was chosen the method of thematic analysis. The results showed: varying views as to interdisciplinarity; several obstacles to the experience of interdisciplinary practices; and indicate the need for training and incentives for training. |
Palavras-chave: | Professores - Formação Abordagem interdisciplinar do conhecimento Ensino de saúde Saúde coletiva Teachers - Training Interdisciplinary communication Health education Collective health Public health |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde |
Citação: | BIANA, Vivianne de Lima. Prática docente e interdisciplinaridade em um estágio em saúde coletiva. 2019. 53 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4523 |
Data do documento: | 1-ago-2014 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED |
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