Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/342
Tipo: | Dissertação |
Título: | Políticas de educação superior a distância para o ensino superior: o foco no aluno do sistema UAB/UFAL |
Título(s) alternativo(s): | Policy education higher education: a focus on student s profile the system UAB/UFAL |
Autor(es): | Santos, Cleber Nauber dos |
Primeiro Orientador: | Mercado, Luis Paulo Leopoldo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Belloni, Maria Luiza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Dantas, Anderson de Barros |
Resumo: | Este estudo identifica o perfil do aluno do Sistema UAB/UFAL analisando se as condições institucionais oferecidas pelo Sistema UAB/UFAL se aproximam das necessidades, objetivos, expectativas e demandas de formação desse aluno, como decorrência de uma política de acesso e expansão da EAD nos últimos oito anos, tendo o Sistema UAB como uma das suas principais políticas. Apresenta as diferenças conceituais entre política pública e social com o objetivo de constatar sob qual política o Sistema UAB se implementa. Realiza um resgate histórico de como a EAD se desenvolveu como política educacional antes e depois da LDBEN e, em Alagoas, por meio da UFAL. Parte da reflexão de pressupostos teóricos referentes ao perfil do aluno da EAD, como acesso, habilidades, abertura, comunicação, comprometimento, colaboração, reflexão, flexibilidade, autonomia. Esses pressupostos contribuíram para a construção das variáveis deste estudo: aspectos gerais, sociais, as experiências em EAD, os aspectos profissionais, econômicos, culturais, infraestruturais, institucionais, tecnológicos, de interação, de aprendizagem e educacionais, representando o universo desse aluno. Analisa o Decreto nº 5.800/06 e os planos de cursos do Sistema UAB/UFAL, identificando qual o perfil de aluno é esperado para a formação em EAD. A metodologia utilizada foi a quanti-qualitativa, com a abordagem do estudo de caso para discutir como o perfil dos alunos se constitui e é reconhecido pelo Sistema UAB/UFAL. Apresenta o perfil do aluno do sistema UAB/UFAL e reflexões para corroborar com o aperfeiçoamento e a qualificação do Sistema UAB/UFAL |
Palavras-chave: | Distance Education Policy education System UAB-Evaluation Student s profile Federal University of Alagoas Educação a Distância Sistema UAB Avaliação Política educacional Alunos-Perfil Universidade Federal de Alagoas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANTOS, Cleber Nauber dos. Políticas de educação superior a distância para o ensino superior: o foco no aluno do sistema UAB/UFAL. 2011. 317 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/342 |
Data do documento: | 18-abr-2011 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Políticas de educação superior a distância para o ensino superior: o foco no aluno do sistema UAB/UFAL.pdf | 1.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.