00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/342
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396por
dc.contributor.referee1Belloni, Maria Luiza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6247875000100774por
dc.contributor.referee2Dantas, Anderson de Barros-
dc.contributor.referee2LattesDANTAS, A. B.por
dc.creatorSantos, Cleber Nauber dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4627860196185849por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:53Z-
dc.date.available2012-02-27-
dc.date.available2015-08-25T18:16:53Z-
dc.date.issued2011-04-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Cleber Nauber dos. Políticas de educação superior a distância para o ensino superior: o foco no aluno do sistema UAB/UFAL. 2011. 317 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/342-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDistance Educationeng
dc.subjectPolicy educationeng
dc.subjectSystem UAB-Evaluationeng
dc.subjectStudent s profileeng
dc.subjectFederal University of Alagoaseng
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectSistema UAB Avaliaçãopor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectAlunos-Perfilpor
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas de educação superior a distância para o ensino superior: o foco no aluno do sistema UAB/UFALpor
dc.title.alternativePolicy education higher education: a focus on student s profile the system UAB/UFALeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo identifica o perfil do aluno do Sistema UAB/UFAL analisando se as condições institucionais oferecidas pelo Sistema UAB/UFAL se aproximam das necessidades, objetivos, expectativas e demandas de formação desse aluno, como decorrência de uma política de acesso e expansão da EAD nos últimos oito anos, tendo o Sistema UAB como uma das suas principais políticas. Apresenta as diferenças conceituais entre política pública e social com o objetivo de constatar sob qual política o Sistema UAB se implementa. Realiza um resgate histórico de como a EAD se desenvolveu como política educacional antes e depois da LDBEN e, em Alagoas, por meio da UFAL. Parte da reflexão de pressupostos teóricos referentes ao perfil do aluno da EAD, como acesso, habilidades, abertura, comunicação, comprometimento, colaboração, reflexão, flexibilidade, autonomia. Esses pressupostos contribuíram para a construção das variáveis deste estudo: aspectos gerais, sociais, as experiências em EAD, os aspectos profissionais, econômicos, culturais, infraestruturais, institucionais, tecnológicos, de interação, de aprendizagem e educacionais, representando o universo desse aluno. Analisa o Decreto nº 5.800/06 e os planos de cursos do Sistema UAB/UFAL, identificando qual o perfil de aluno é esperado para a formação em EAD. A metodologia utilizada foi a quanti-qualitativa, com a abordagem do estudo de caso para discutir como o perfil dos alunos se constitui e é reconhecido pelo Sistema UAB/UFAL. Apresenta o perfil do aluno do sistema UAB/UFAL e reflexões para corroborar com o aperfeiçoamento e a qualificação do Sistema UAB/UFALpor
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Políticas de educação superior a distância para o ensino superior: o foco no aluno do sistema UAB/UFAL.pdf1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.