00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2424
Tipo: Dissertação
Título: Uma sequência didática para a abordagem de interpolação polinomial no Ensino Médio
Autor(es): Silva, Gelsivanio Souza da
Primeiro Orientador: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Viviane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa Neto, Vicente Francisco de
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta didática para o ensino da interpolação polinomial no Ensino Médio. A nossa proposta consiste em um conjunto de problemas de dificuldades crescentes por meio dos quais pretendemos criar condições para a compreensão das principais motivações geométricas para o entendimento do conceito de polinômio interpolador e algumas de suas aplicações em situações contextualizadas. Além disso, exploramos alguns aspectos da utilização do software Geogebra relacionadas a esse polinômio.
Abstract: The aim of this work is to present a proposal for the didactic teaching of polynomial interpolation in high school. Our proposal consists of a set of problems of increasing difficulties by means of which we want to create conditions for the understanding of the main motivations for understanding the geometric concept of interpolator polynomial and some of its applications in contextualized situations. In addition, we explore some aspects of the use of the software Geogebra related to this polynomial.
Palavras-chave: Matemática – Interpolação
Matemática – Ensino médio
Sequência didática
Funções polinomiais
Interpolation
Didactic Sequence
Polynomial Functions
High School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: SILVA, Gelsivanio Souza da. Uma sequência didática para a abordagem de interpolação polinomial no Ensino Médio. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2424
Data do documento: 19-dez-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma sequência didática para a abordagem de interpolação polinomial no ensino médio.pdf2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.