Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1850
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ferramentas interativas em ambientes virtuais de aprendizagem e sua usabilidade pedagógica nos cursos de educação a distância da UFAL e IFAL |
Título(s) alternativo(s): | Interactive tools in virtual environments learning and their pedagogical usability in the distance education courses at UFAL and IFAL |
Autor(es): | Silva, Flávio Pereira da |
Primeiro Orientador: | Dantas, Anderson de Barros |
Segundo Orientador: | Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Hernandez-Dominguez, Arturo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Magalhães, André Ricardo |
Resumo: | O trabalho aqui exposto visa apresentar um Modelo de Aferição de Usabilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA no contexto da Educação a Distância - EaD, aplicado aos cursos desta modalidade de ensino, no âmbito das Instituições Públicas de Ensino Superior de Alagoas: Universidade Federal e Instituto Federal. Variante do conceito de Usabilidade proposto por Jakob Nielsen. É uma definição pouco estudada e difundida; Baseada nos estudos de Petri Nokelainen, a Usabilidade Pedagógica está vinculada ao contexto da produção de material na EaD para os AVA’s e nas escolhas metodológicas que o professor-autor realiza. As dimensões propostas pelo modelo são: Controle do Aprendiz, Atividade do Aprendiz, Aprendizagem Colaborativa / Cooperativa, Orientação ao Objetivo, Aplicabilidade, Valor Agregado, Motivação, Valorização do Prévio Conhecimento, Flexibilidade e Feedback. Com base nestas dimensões foi gerado um questionário, posteriormente aplicado aos alunos pertencentes a ambas instituições de ensino. Duzentos e sessenta e um estudantes foram analisados. Do processamento dos dados, realizados via Plataforma SPSS, pode-se chegar aos seguintes resultados: o Moodle foi melhor ambiente virtual avaliado em termos de usabilidade; As mulheres foram mais motivadas e independentes; O IFAL se destacou como instituição de ensino aplicando sua metodologia de preparação de material didático e pedagógico dentro dos AVA’s. |
Abstract: | The work exposed here is to provide a Model Gauging Usability in Virtual Learning Environments - VLE in the context of Distance Learning - DL, courses applied to this type of teaching, under the Public Institutions of Higher Education of Alagoas, Brazil: Universidade Federal and Instituto Federal. Variant of the proposed concept of Usability by Jakob Nielsen. It is a setting little studied and widespread; Based on studies of Petri Nokelainen, Pedagogical Usability is tied to the context of production material in DL for the VLE and methodological choices in the teacher-author realizes. The dimensions suggested by the model are: Learner Control, Learner Activity, Cooperative / Collaborative Learning, Goal Orientation, Applicability, Added Value, Motivation, Valuation of Previous Knowledge, Flexibility and Feedback. Based on these dimensions was generated a questionnaire later applied to the students belonging to the both schools. Two hundred and sixty-one students were analyzed. The data processing was conducted by SPSS platform, you can reach the results of: Moodle virtual environment was better measured in terms of usability; Women were more motivated and independent; IFAL stood out as a educational institution applying its methodology teaching material preparation and teaching within the AVA's. |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional Ensino à distância Pedagogia Educational technology Distance learning Pedagogy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento |
Citação: | SILVA, Flávio Pereira da. Ferramentas interativas em ambientes virtuais de aprendizagem e sua usabilidade pedagógica nos cursos de educação a distância da UFAL e IFAL. 2010. 81 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1850 |
Data do documento: | 11-nov-2010 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ferramentas interativas em ambientes virtuais de aprendizagem e sua usabilidade pedagógica nos cursos de educação a distância da UFAL e IFAL.pdf | 2.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.