00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1850
Tipo: Dissertação
Título: Ferramentas interativas em ambientes virtuais de aprendizagem e sua usabilidade pedagógica nos cursos de educação a distância da UFAL e IFAL
Título(s) alternativo(s): Interactive tools in virtual environments learning and their pedagogical usability in the distance education courses at UFAL and IFAL
Autor(es): Silva, Flávio Pereira da
Primeiro Orientador: Dantas, Anderson de Barros
Segundo Orientador: Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da
metadata.dc.contributor.referee1: Hernandez-Dominguez, Arturo
metadata.dc.contributor.referee2: Magalhães, André Ricardo
Resumo: O trabalho aqui exposto visa apresentar um Modelo de Aferição de Usabilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA no contexto da Educação a Distância - EaD, aplicado aos cursos desta modalidade de ensino, no âmbito das Instituições Públicas de Ensino Superior de Alagoas: Universidade Federal e Instituto Federal. Variante do conceito de Usabilidade proposto por Jakob Nielsen. É uma definição pouco estudada e difundida; Baseada nos estudos de Petri Nokelainen, a Usabilidade Pedagógica está vinculada ao contexto da produção de material na EaD para os AVA’s e nas escolhas metodológicas que o professor-autor realiza. As dimensões propostas pelo modelo são: Controle do Aprendiz, Atividade do Aprendiz, Aprendizagem Colaborativa / Cooperativa, Orientação ao Objetivo, Aplicabilidade, Valor Agregado, Motivação, Valorização do Prévio Conhecimento, Flexibilidade e Feedback. Com base nestas dimensões foi gerado um questionário, posteriormente aplicado aos alunos pertencentes a ambas instituições de ensino. Duzentos e sessenta e um estudantes foram analisados. Do processamento dos dados, realizados via Plataforma SPSS, pode-se chegar aos seguintes resultados: o Moodle foi melhor ambiente virtual avaliado em termos de usabilidade; As mulheres foram mais motivadas e independentes; O IFAL se destacou como instituição de ensino aplicando sua metodologia de preparação de material didático e pedagógico dentro dos AVA’s.
Abstract: The work exposed here is to provide a Model Gauging Usability in Virtual Learning Environments - VLE in the context of Distance Learning - DL, courses applied to this type of teaching, under the Public Institutions of Higher Education of Alagoas, Brazil: Universidade Federal and Instituto Federal. Variant of the proposed concept of Usability by Jakob Nielsen. It is a setting little studied and widespread; Based on studies of Petri Nokelainen, Pedagogical Usability is tied to the context of production material in DL for the VLE and methodological choices in the teacher-author realizes. The dimensions suggested by the model are: Learner Control, Learner Activity, Cooperative / Collaborative Learning, Goal Orientation, Applicability, Added Value, Motivation, Valuation of Previous Knowledge, Flexibility and Feedback. Based on these dimensions was generated a questionnaire later applied to the students belonging to the both schools. Two hundred and sixty-one students were analyzed. The data processing was conducted by SPSS platform, you can reach the results of: Moodle virtual environment was better measured in terms of usability; Women were more motivated and independent; IFAL stood out as a educational institution applying its methodology teaching material preparation and teaching within the AVA's.
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Ensino à distância
Pedagogia
Educational technology
Distance learning
Pedagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
Citação: SILVA, Flávio Pereira da. Ferramentas interativas em ambientes virtuais de aprendizagem e sua usabilidade pedagógica nos cursos de educação a distância da UFAL e IFAL. 2010. 81 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1850
Data do documento: 11-nov-2010
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.