00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1840
Tipo: Dissertação
Título: A proposta Adorniana de educação: uma alternativa à crise da indústria cultural
Título(s) alternativo(s): The Adorno proposal of education: an alternative to the crisis of the cultural industry
Autor(es): Moura, Dalmo Cavalcante de
Primeiro Orientador: Menezes, Anderson Alencar de
metadata.dc.contributor.referee1: Matos, Junot Cornélio
metadata.dc.contributor.referee2: Efken, Karl Heinz
Resumo: O presente trabalho tem como preocupação desenvolver uma crítica a Indústria Cultural e possibilitar uma discussão da relação dela com a educação, dentro da proposta da Escola de Frankfurt, especialmente Theodor W. Adorno (1903-1969). A Indústria Cultural promove uma concepção de mundo que não favorece a experiência, mas, determina aos indivíduos estímulos condicionados pelos seus produtos padronizados, estabelecendo assim, uma semiformação (Halbbildung) que não amplia a experiência. A educação acontece também no espaço informal, por isso, é preciso refletir sobre a contribuição de uma formação cultural (Bildung) que possibilite o pensamento reflexivo. Portanto, temos como proposta fazer uma analise da relação da estética, Indústria Cultural e educação para a formação de sujeitos emancipados e que possam refletir sobre a sua própria cultura, pois, nos propomos a repensar a educação como Educação Crítica, ou seja, espaço de resistência e contradição como pensa a Escola de Frankfurt frente à sociedade administrada.
Abstract: The present work has as a concern to develop a critique of the Cultural Industry and to allow a discussion of its relationship with education, within the proposal of the Frankfurt School, especially Theodor W. Adorno (1903-1969). The Cultural Industry promotes a conception of the world that does not favor the experience, but, it determines to the individuals stimuli conditioned by its standard products, thus establishing, a semiformation (Halbbildung) that does not extend the experience. Education also happens in the informal space, so it is necessary to reflect on the contribution of a cultural formation (Bildung) that enables reflective thinking. Therefore, we have as a proposal to analyze the relationship between aesthetics, Cultural Industry and education for the formation of emancipated subjects and that can reflect on their own culture, therefore, we propose to rethink education as Critical Education, that is, space of Resistance and contradiction as the Frankfurt School thinks about the administered society.
Palavras-chave: Adorno, Theodor W. , 1903-1969
Educação - Filosofia
Indústria cultural
Escola de Frankfurt
Cultural industry
Education
Semiformation
Frankfurt School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MOURA, Dalmo Cavalcante de. A proposta Adorniana de educação: uma alternativa à crise da indústria cultural. 2017. 176 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1840
Data do documento: 30-mai-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A proposta Adorniana de educação - uma alternativa à crise da indústria cultural.pdfA proposta Adorniana de educação: uma alternativa à crise da indústria cultural1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.