Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1840
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Menezes, Anderson Alencar de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3996757440963288 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Matos, Junot Cornélio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4627841295680114 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Efken, Karl Heinz | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4200543767832607 | pt_BR |
dc.creator | Moura, Dalmo Cavalcante de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6741452757684859 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-09T15:25:25Z | - |
dc.date.available | 2017-08-09 | - |
dc.date.available | 2017-08-09T15:25:25Z | - |
dc.date.issued | 2017-05-30 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Dalmo Cavalcante de. A proposta Adorniana de educação: uma alternativa à crise da indústria cultural. 2017. 176 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1840 | - |
dc.description.abstract | The present work has as a concern to develop a critique of the Cultural Industry and to allow a discussion of its relationship with education, within the proposal of the Frankfurt School, especially Theodor W. Adorno (1903-1969). The Cultural Industry promotes a conception of the world that does not favor the experience, but, it determines to the individuals stimuli conditioned by its standard products, thus establishing, a semiformation (Halbbildung) that does not extend the experience. Education also happens in the informal space, so it is necessary to reflect on the contribution of a cultural formation (Bildung) that enables reflective thinking. Therefore, we have as a proposal to analyze the relationship between aesthetics, Cultural Industry and education for the formation of emancipated subjects and that can reflect on their own culture, therefore, we propose to rethink education as Critical Education, that is, space of Resistance and contradiction as the Frankfurt School thinks about the administered society. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Adorno, Theodor W. , 1903-1969 | pt_BR |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Indústria cultural | pt_BR |
dc.subject | Escola de Frankfurt | pt_BR |
dc.subject | Cultural industry | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Semiformation | pt_BR |
dc.subject | Frankfurt School | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A proposta Adorniana de educação: uma alternativa à crise da indústria cultural | pt_BR |
dc.title.alternative | The Adorno proposal of education: an alternative to the crisis of the cultural industry | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como preocupação desenvolver uma crítica a Indústria Cultural e possibilitar uma discussão da relação dela com a educação, dentro da proposta da Escola de Frankfurt, especialmente Theodor W. Adorno (1903-1969). A Indústria Cultural promove uma concepção de mundo que não favorece a experiência, mas, determina aos indivíduos estímulos condicionados pelos seus produtos padronizados, estabelecendo assim, uma semiformação (Halbbildung) que não amplia a experiência. A educação acontece também no espaço informal, por isso, é preciso refletir sobre a contribuição de uma formação cultural (Bildung) que possibilite o pensamento reflexivo. Portanto, temos como proposta fazer uma analise da relação da estética, Indústria Cultural e educação para a formação de sujeitos emancipados e que possam refletir sobre a sua própria cultura, pois, nos propomos a repensar a educação como Educação Crítica, ou seja, espaço de resistência e contradição como pensa a Escola de Frankfurt frente à sociedade administrada. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A proposta Adorniana de educação - uma alternativa à crise da indústria cultural.pdf | A proposta Adorniana de educação: uma alternativa à crise da indústria cultural | 1.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.