00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Teorema de Hall e o Gap Lemma
Autor(es): Araújo, Talita Santos de
Primeiro Orientador: Lima, Davi dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Wagner Ranter Gouveia da
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Krerley Irraciel Martins
metadata.dc.contributor.referee3: Moreira, Carlos Gustavo Tamm de Araujo
Resumo: Este trabalho apresenta um teorema provado inicialmente por Marshall Hall [1947], que conecta um problema de Teoria dos Números à soma de Conjuntos de Cantor. o Teorema de Hall nos diz que todo número real pode ser escrito como soma de dois números cuja expansão em frações contínuas não contém coeficientes maiores que 4. Para deixarmos o texto autocontido, apresentaremos algumas propriedades da expansão em frações contínuas, em seguida falaremos sobre alguns conjuntos de Cantor, sendo o principal deles C(4), apresentando suas construções e algumas propriedades. Mostraremos uma prova topológica para o Teorema de Hall, e em seguida mostraremos como este resultado pode ser obtido utilizando o Gap Lemma de Newhouse, que apareceu pela primeira vez em um trabalho de S. Newhouse no contexto de dinâmica hiperbólica.
Abstract: Não tem
Palavras-chave: Frações Contínuas
Conjuntos de Cantor
Teorema de Hall
Gap Lemma de Newhouse
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática
Citação: ARAÚJO, Talita Santos de. O Teorema de Hall e o Gap Lemma. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Matemática) - Instituto de Matemática, Curso de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9982
Data do documento: 3-mar-2022
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