00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9707
Tipo: Especialização
Título: Possibilidades didáticas do aplicativo domlexia no processo de ensino e aprendizagem de crianças com dislexia
Título(s) alternativo(s): Teaching possibilities of the domlexia app in the teaching and learning process of children with dyslexia
Autor(es): Silva, Ana Lhayse Feitoza Albuquerque da
Primeiro Orientador: Massetto, Débora Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Elisângela Leal de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Givanildo da
Resumo: A dislexia trata-se de uma dificuldade de aprendizagem específica de origem neurológica, caracterizada por dificuldades relacionadas à leitura e à escrita e é um assunto que vem sendo discutido no âmbito educacional atualmente. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo foi discutir acerca do processo de alfabetização de disléxicos, refletindo se e de que forma o aplicativo Domlexia pode auxiliar nesse processo, especificamente, refletindo sobre o uso de aplicativos no processo de ensino e aprendizagem e sugerindo possibilidades pedagógicas com o uso do DOMLEXIA. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, iniciando com uma pesquisa bibliográfica, na qual buscou-se aparato teórico acerca do processo de alfabetização de disléxicos e, em seguida, realizou-se uma pesquisa exploratória para analisar o aplicativo, a fim de compreender o papel pedagógico e o auxílio que pode oferecer no processo de aquisição de leitura e escrita de crianças disléxicas. As análises apontaram que o aplicativo mostra-se adequado ao que se propõe: o seu uso em sala de aula tem o potencial de proporcionar uma melhora no desenvolvimento cognitivo da criança disléxica. Também indicaram que é necessário que o professor busque conhecer e aprofundar-se nas possibilidades pedagógicas do seu uso, pois um aprendizado significativo depende de uma junção de fatores, incluindo, entre eles, as propostas pedagógicas, as necessidades dos alunos e a adequação de metodologias gerais às particularidades de cada um.
Abstract: Dyslexia is a specific learning disability of neurological origin characterized by difficulties related to reading and writing. Is a subject that is being discussed in the educational scope today. Thus, the general objective of this study was to discuss the process of literacy for dyslexics, reflecting whether and how the Domlexia application can help. To achieve this goal, a qualitative research was carried out, starting with a bibliographic research, in which a theoretical apparatus was sought about the process of literacy of dyslexics and, then, an exploratory research was carried out to analyze the application, in order to understand the pedagogical role and the help it can offer in the process of acquiring reading and writing for dyslexic children. The analyzes showed that the application is adequate to what they propose: its use in the classroom has the potential to provide an improvement in the cognitive development of dyslexic children. They also pointed out that it is necessary for the teacher to seek to know and deepen the pedagogical possibilities of its use, since meaningful learning depends on a combination of factors, including among them the pedagogical proposals, the students' needs and the adequacy of general methodologies to the particularities of each one.
Palavras-chave: Dislexia
Educação
Tecnologias educacionais
Dyslexia
Educational Technologies
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC
Citação: SILVA, Ana Lhayse Feitoza Albuquerque da. Possibilidades didáticas do aplicativo domlexia no processo de ensino e aprendizagem de crianças com dislexia. 2022. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9707
Data do documento: 21-mar-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.