00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9707
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Massetto, Débora Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3331023967028359pt_BR
dc.contributor.referee1Mercado, Elisângela Leal de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2713240004237441pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Givanildo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3702199251733170pt_BR
dc.creatorSilva, Ana Lhayse Feitoza Albuquerque da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7615850149070359pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-20T21:46:16Z-
dc.date.available2022-09-20-
dc.date.available2022-09-20T21:46:16Z-
dc.date.issued2020-03-21-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Lhayse Feitoza Albuquerque da. Possibilidades didáticas do aplicativo domlexia no processo de ensino e aprendizagem de crianças com dislexia. 2022. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9707-
dc.description.abstractDyslexia is a specific learning disability of neurological origin characterized by difficulties related to reading and writing. Is a subject that is being discussed in the educational scope today. Thus, the general objective of this study was to discuss the process of literacy for dyslexics, reflecting whether and how the Domlexia application can help. To achieve this goal, a qualitative research was carried out, starting with a bibliographic research, in which a theoretical apparatus was sought about the process of literacy of dyslexics and, then, an exploratory research was carried out to analyze the application, in order to understand the pedagogical role and the help it can offer in the process of acquiring reading and writing for dyslexic children. The analyzes showed that the application is adequate to what they propose: its use in the classroom has the potential to provide an improvement in the cognitive development of dyslexic children. They also pointed out that it is necessary for the teacher to seek to know and deepen the pedagogical possibilities of its use, since meaningful learning depends on a combination of factors, including among them the pedagogical proposals, the students' needs and the adequacy of general methodologies to the particularities of each one.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TICpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectDyslexiapt_BR
dc.subjectEducational Technologiespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titlePossibilidades didáticas do aplicativo domlexia no processo de ensino e aprendizagem de crianças com dislexiapt_BR
dc.title.alternativeTeaching possibilities of the domlexia app in the teaching and learning process of children with dyslexiapt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoA dislexia trata-se de uma dificuldade de aprendizagem específica de origem neurológica, caracterizada por dificuldades relacionadas à leitura e à escrita e é um assunto que vem sendo discutido no âmbito educacional atualmente. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo foi discutir acerca do processo de alfabetização de disléxicos, refletindo se e de que forma o aplicativo Domlexia pode auxiliar nesse processo, especificamente, refletindo sobre o uso de aplicativos no processo de ensino e aprendizagem e sugerindo possibilidades pedagógicas com o uso do DOMLEXIA. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, iniciando com uma pesquisa bibliográfica, na qual buscou-se aparato teórico acerca do processo de alfabetização de disléxicos e, em seguida, realizou-se uma pesquisa exploratória para analisar o aplicativo, a fim de compreender o papel pedagógico e o auxílio que pode oferecer no processo de aquisição de leitura e escrita de crianças disléxicas. As análises apontaram que o aplicativo mostra-se adequado ao que se propõe: o seu uso em sala de aula tem o potencial de proporcionar uma melhora no desenvolvimento cognitivo da criança disléxica. Também indicaram que é necessário que o professor busque conhecer e aprofundar-se nas possibilidades pedagógicas do seu uso, pois um aprendizado significativo depende de uma junção de fatores, incluindo, entre eles, as propostas pedagógicas, as necessidades dos alunos e a adequação de metodologias gerais às particularidades de cada um.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.