Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9688
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Leitura na alfabetização sob a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação |
Autor(es): | Pereira, Joseilda Matias Silva, Patrícia Soares da |
Primeiro Orientador: | Voss, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lira, Mayara Teles Viveiros de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Diego Rodrigues da |
Resumo: | O presente artigo tem por finalidade demonstrar a importância da Leitura na alfabetização e como as tecnologias da informação e comunicação poderão contribuir no processo de ensino aprendizagem de crianças na alfabetização. As seguintes confirmações foram obtidas através dos resultados da pesquisa qualitativa realizada numa Escola de Ensino Infantil e Fundamental da zona urbana do município de Campo Grande, através de entrevista com professoras regentes que atuam na instituição. A alfabetização vem sendo desenvolvida, consideravelmente, ao longo das últimas décadas. Com as conquistas e apoio de muitas áreas tecnológicas percebemos que alfabetizar-se ultrapassa atividades de codificação e decodificação. Nosso objetivo é refletir como educadores e pesquisar sobre a utilização das TIC frente ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos que estão sendo alfabetizados, analisando sua contribuição para aprendizagem da leitura e escrita de crianças na Educação Infantil. Rever a ação pedagógica, analisar, produzir, assimilar novos conhecimentos para atender as exigências do aluno que temos hoje nas salas de aula. Uma geração que chega às escolas com um grande conhecimento das tecnologias as usa para se divertir e por que não para aprender. Dentre as dificuldades enfrentadas por crianças no processo da leitura, encontra-se a questão do desenvolvimento da capacidade de ler. A revolução tecnológica se impõe e transforma as maneiras de pensar, agir, ser, mudando também as formas de se comunicar e de adquirir conhecimentos. Necessitamos utilizar novas práticas pedagógicas para que possamos motivar o ensino e aprendizagem de nossos alunos. Então, surge o seguinte questionamento: de que modo os docentes estão utilizando a TV, o DVD, computador e Internet em suas aulas para o desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem da leitura na Alfabetização? |
Palavras-chave: | Leitura – Escrita Ensino TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância |
Citação: | PEREIRA, Joseilda Matias, SILVA, Patrícia Soares da Silva. Leitura na alfabetização sob a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Palmeira dos Índios, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9688 |
Data do documento: | 13-out-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leitura na alfabetização sob a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação.pdf | 956.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.