00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Significações de um universitário com deficiência visual do curso de licenciatura em educação física acerca do seu processo educacional
Autor(es): Moura, Phelipe Lins de
Primeiro Orientador: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
metadata.dc.contributor.referee1: Santiago, Leonéa Vitoria
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Claudeson Vilela de
Resumo: Para uma educação que atenda às demandas de todos os alunos, é necessário pensar em meios, através de estratégias e metodologias, que proporcionem o sucesso e aprendizado dos alunos. Esta pesquisa buscou apreender, por meio das significações, o processo educacional de um aluno com deficiência visual, desde a educação básica até o ensino superior. A abordagem metodológica adotada é de cunho qualitativo, a partir de um estudo de caso. A construção dos dados empíricos deu-se por meio do uso da entrevista semiestruturada, que foi transcrita e posteriormente analisada mediante os núcleos de significações. Os resultados do estudo mostraram que o caminho percorrido pelo aluno não foi fácil, tendo uma maior inclusão na Educação Superior, mas ainda há muitas lacunas a serem superadas e, com isso, o processo de aprendizagem do aluno com deficiência visual fica limitado e com muitas barreiras, as quais perpassam as estruturas físicas das instituições, a falta de materiais e as atitudinais negativas. Esses resultados sugerem que a inclusão educacional depende, sobremaneira, da adoção de atitudes positivas e da participação de toda comunidade, de forma a reduzir as barreiras na aprendizagem e favorecer o processo de formação da pessoa com deficiência. Palavras-chave: Dimensão Subjetiva. Significação. Inclusão Escolar.
Abstract: For an education that serve the demands of all students, it is necessary to think about means, through strategies and methodologies, that provide the success and learning of students. This research sought to apprehend, through the meanings, the educational process of a visually impaired student, from basic education to higher education. The methodological approach adopted is qualitative in nature, from a case study. The construction of empirical data was based on the use of semi-structured interviews, which was transcribed and later analyzed through the signification nuclei. The results of the study showed that the path taken by the student was not easier, having greater inclusion in Higher Education, but there are still many gaps to overcome and, with this, the learning process of the visually impaired student is limited and with many barriers, which pass through the physical structures of the institutions, lack of materials and negative attitudinals. These results suggest that educational inclusion depends greatly on the adoption of positive attitudes and the participation of the whole community, in order to reduce barriers in learning and to favor the process of training people with disabilities.
Palavras-chave: Dimensão subjetiva
Significação
Inclusão escolar
Subjective dimension
Meaning
School inclusion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: MOURA, Phelipe Lins de. Significações de um universitário com deficiência visual do curso de licenciatura em educação física acerca do seu processo educacional. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Curso de Educação Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. O Trabalho de Conclusão de Curso apresentado em formato de artigo foi publicado parcialmente na Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, volume 20, número 2, p. 179-188. DOI: https://doi.org/10.36311/2674-8681.2019.v20n2.07.p179.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.36311/2674-8681.2019.v20n2.07.p179
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9615
Data do documento: 16-jun-2020
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