00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9615
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fumes, Neiza de Lourdes Frederico-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8834824295660511pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Leonéa Vitoria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6541409286919404pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Claudeson Vilela de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4929905477865883pt_BR
dc.creatorMoura, Phelipe Lins de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7173658568764335pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-02T18:30:23Z-
dc.date.available2022-08-02-
dc.date.available2022-09-02T18:30:23Z-
dc.date.issued2020-06-16-
dc.identifier.citationMOURA, Phelipe Lins de. Significações de um universitário com deficiência visual do curso de licenciatura em educação física acerca do seu processo educacional. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Curso de Educação Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. O Trabalho de Conclusão de Curso apresentado em formato de artigo foi publicado parcialmente na Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, volume 20, número 2, p. 179-188. DOI: https://doi.org/10.36311/2674-8681.2019.v20n2.07.p179.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.36311/2674-8681.2019.v20n2.07.p179pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9615-
dc.description.abstractFor an education that serve the demands of all students, it is necessary to think about means, through strategies and methodologies, that provide the success and learning of students. This research sought to apprehend, through the meanings, the educational process of a visually impaired student, from basic education to higher education. The methodological approach adopted is qualitative in nature, from a case study. The construction of empirical data was based on the use of semi-structured interviews, which was transcribed and later analyzed through the signification nuclei. The results of the study showed that the path taken by the student was not easier, having greater inclusion in Higher Education, but there are still many gaps to overcome and, with this, the learning process of the visually impaired student is limited and with many barriers, which pass through the physical structures of the institutions, lack of materials and negative attitudinals. These results suggest that educational inclusion depends greatly on the adoption of positive attitudes and the participation of the whole community, in order to reduce barriers in learning and to favor the process of training people with disabilities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.relationPolí­tica de Acesso Livre Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Licença (CC BY NC ND): essa licença só permite que outras pessoas façam download do trabalho do licenciante e lhe atribuam o devido crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou serem utilizados para fins comerciais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDimensão subjetivapt_BR
dc.subjectSignificaçãopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSubjective dimensionpt_BR
dc.subjectMeaningpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleSignificações de um universitário com deficiência visual do curso de licenciatura em educação física acerca do seu processo educacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoPara uma educação que atenda às demandas de todos os alunos, é necessário pensar em meios, através de estratégias e metodologias, que proporcionem o sucesso e aprendizado dos alunos. Esta pesquisa buscou apreender, por meio das significações, o processo educacional de um aluno com deficiência visual, desde a educação básica até o ensino superior. A abordagem metodológica adotada é de cunho qualitativo, a partir de um estudo de caso. A construção dos dados empíricos deu-se por meio do uso da entrevista semiestruturada, que foi transcrita e posteriormente analisada mediante os núcleos de significações. Os resultados do estudo mostraram que o caminho percorrido pelo aluno não foi fácil, tendo uma maior inclusão na Educação Superior, mas ainda há muitas lacunas a serem superadas e, com isso, o processo de aprendizagem do aluno com deficiência visual fica limitado e com muitas barreiras, as quais perpassam as estruturas físicas das instituições, a falta de materiais e as atitudinais negativas. Esses resultados sugerem que a inclusão educacional depende, sobremaneira, da adoção de atitudes positivas e da participação de toda comunidade, de forma a reduzir as barreiras na aprendizagem e favorecer o processo de formação da pessoa com deficiência. Palavras-chave: Dimensão Subjetiva. Significação. Inclusão Escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.