Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9518
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Gêneros textuais e ensino de língua portuguesa: análise de livro didático |
Título(s) alternativo(s): | Generos textuales y enseñanza de lengua portuguesa: analisis de libro didactico |
Autor(es): | Silva, Roberto José da Lima, Thais Mayra Silva |
Primeiro Orientador: | Gomes, Yana Liss Soares |
metadata.dc.contributor.referee1: | Meniconi, Flávia Colen |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Adriana Cavalcanti dos |
Resumo: | Este artigo traz uma reflexão acerca das propostas apresentadas pelo livro didático (LD) referente a abordagem dos gêneros textuais para o ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, realizamos uma análise com o objetivo de descrever as propostas dos gêneros textuais do material didático, bem como, das atividades de leitura, produção textual, oralidade e análise linguística. Utilizamos como embasamento teórico os estudos de Antunes (2003) sobre o ensino de Língua Portuguesa, Marcuschi (2002, 2006, 2009); Mendonça (2005) e Bezerra (2005) sobre gêneros textuais, como também os de Albuquerque e Ferreira (2019); Santos, Albuquerque e Mendonça (2007); Bittencourt (1985); Bunzen; Rojo (2008) e Ota (2009) sobre o LD, dentre outros. O corpus desta pesquisa constitui-se da coleção Ápis do 4o ano do Ensino Fundamental. A partir da referida análise, foi constatado que os gêneros textuais são apresentados como ponto focal das propostas de ensino, visto que, o LD contempla os quatro eixos estruturantes para o ensino de língua materna, ainda que apresente uma preocupação maior em trabalhar conteúdos gramaticais e ortográficos. Concluímos que, as atividades apresentadas, se executadas conforme o roteiro sugerido, podem favorecer o reconhecimento das características dos gêneros textuais, enquanto práticas sociais, e assim, contribuir para a formação de leitores e escritores. |
Palavras-chave: | Livro Didático Gêneros textuais Língua Portuguesa |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | SILVA, Roberto José da; LIMA, Thais Mayra Silva. Gêneros textuais e ensino de língua portuguesa: análise de livro didático. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9518 |
Data do documento: | 28-jan-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gêneros textuais e ensino de língua portuguesa - análise de livro didático.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.