00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9468
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jogos e brincadeiras na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento das crianças
Autor(es): Santos, Aliliany Alves dos
Primeiro Orientador: Ribeiro, Lúcia de Mendonça
metadata.dc.contributor.referee1: Candeias, Cezar Nonato Bezerra
Resumo: Este artigo trata de uma reflexão acerca da importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil, apontando as contribuições dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento integral das crianças e a importância destes enquanto recurso pedagógico para serem trabalhados na Educação Infantil. Para isso, realizamos revisão bibliográfica de livros, artigos, monografias, dentre outros. Justificamos a escolha desse tema pela necessidade em desmistificar a ideia de que jogos e brincadeiras são perca de tempo ou simples passatempos, demostrando a importância de ambos na educação infantil no que tange o desenvolvimento integral das crianças. Entendemos que o brincar faz parte da natureza da criança, e que toda criança saudável se reconhece no brincar, com isso, vale ressaltar a importância da compreensão da criança, o seu envolvimento e interação com os colegas no momento da recriação e da brincadeira, enquanto a criança brinca incorpora valores que resultam na aprendizagem de uma forma prazerosa na qual ela se identifica. Ressaltamos, portanto, que os jogos e brincadeiras assumem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças que ao brincar são estimuladas a perceber e explorarem o espaço em que estão inseridas, criando diversas formas de representar o mundo através da imaginação, isso demonstra que o uso desse importante recurso pedagógico facilita a aprendizagem e torna as aulas mais agradáveis, estimulantes, prazerosas e eficazes.
Palavras-chave: Jogos - Educação
Desenvolvimento
Brincadeiras - Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: SANTOS, Aliliany Alves dos. Jogos e brincadeiras na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento das crianças. 2022. 20 f. (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9468
Data do documento: 17-mai-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jogos e brincadeiras na educação infantil - contribuições para o desenvolvimento das crianças.pdf421.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.