00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9435
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Barbosa jiu jitsu: plano estratégico de comunicação
Autor(es): Silva Junior, José Ulisses da
Souza, Lucas de Bezerra de
Primeiro Orientador: Leite, Sandra Nunes
metadata.dc.contributor.referee1: Pimentel, Berenice Correia Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Diogo Peixoto de Almeida
Resumo: O conhecimento sobre a importância do bom posicionamento de uma empresa contrasta com a falta de abordagem existente, principalmente com empresas de pequeno e médio porte. Com isso, a presente monografia tem por objetivo apresentar um referencial bibliográfico sobre o assunto abordado, que vai desde conceitos de planejamento estratégico, marketing, marca até a importância do profissional relações públicas nesse quesito, aprofundando-se sobre o tema posicionamento, com abordagens sobre identidade e imagem da marca, concluindo com a reputação da organização, que é a união dos demais elementos quando da execução de bons trabalhos por parte do profissional da área. A metodologia empregada foi um estudo de caso quanti-qualitativo, com objeto empírico a empresa “Barbosa Jiu-Jitsu”. Para isso, realizou-se entrevistas internas. A fim de se mensurar o posicionamento desta. Como resultado, as pesquisas revelaram que a “Barbosa Jiu-Jitsu” possui uma imagem condizente com a sua identidade, resultando em uma reputação positiva.
Abstract: Knowledge about the importance of a company's good positioning contrasts with the lack of an existing approach, especially with small and medium-sized companies. With this, the present monograph aims to present a bibliographic reference on the subject addressed, ranging from concepts of strategic planning, marketing, brand to the importance of professional public relations in this regard, delving into the theme of positioning, with approaches on brand identity and image, concluding with the reputation of the organization, which is the union of the other elements when performing good work by the professional in the area. The methodology used was a quantitative and qualitative case study, with an empirical object of the company “Barbosa JiuJitsu”. For this, internal interviews were carried out. To measure its position. As a result, research has revealed that “Barbosa Jiu-Jitsu” has an image consistent with its identity, resulting in a positive reputation.
Palavras-chave: Planejamento Estratégico
Relações Públicas
Marca de produtos
Barbosa Jiu-Jitsu
Strategic planning
Public Relations
Product brand
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Relações Públicas
Citação: SILVA JÚNIOR, José Ulisses da ; SOUZA, Lucas de Bezerra de. Barbosa jiu jitsu: plano estratégico de comunicação. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Relações Públicas) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes. Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9435
Data do documento: 16-jul-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Barbosa jiu jitsu: plano estratégico de comunicação.pdf2.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.