00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9402
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A pixação como forma de expressão social na cidade de Maceió: uma análise cultural e comunicacional
Título(s) alternativo(s): The pixação like form of social expression in the city of Maceió: a cultural and communication analysis
Autor(es): Santos, Ayrton Hiago Corrêa Costa dos
Primeiro Orientador: Melo, Ana Beatriz Bezerra de
metadata.dc.contributor.referee1: Leite, Sandra Nunes
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Janaina Freitas Silva de
Resumo: O presente trabalho faz uso do movimento da pixação com “X” presente na cidade de Maceió como objeto catalisador na busca pela reflexão sobre seus aspectos comunicacionais e culturais. A pesquisa debruça sobre a produção de sentidos a partir do contato do movimento do pixo com o espaço urbano, em uma perspectiva que passa por questionamentos sobre o termo “cultura” e suas implicações (CHAUI, 2018), além de fazer uso de teorias como a sociossemiótica abordada por Landowski (2014) a que trata sobre a continuidade do sentido para além dos textos, e também na observação da relação com do espaço como superfície alternativa para troca de informações e de diálogos (LEMOS, 2009). O desenvolvimento do trabalho faz uma leitura dos signos presentes nas interações sociais que a manifestação cria em seu itinerário dentro dos relevos da cidade, através do uso dos registros fotográficos, da observação direta do ambiente e do cruzamento dos materiais recolhidos com o arcabouço teórico pertinente à análise do objeto. O que se revela portanto é uma interpretação holística de suas motivações, entrelinhas e reflexos, frutos de uma leitura mais profunda sobre os resultados que essa interação produz no convívio do espaço urbano e social, na intenção de gerar um amplo entendimento sobre o papel da pixação como ferramenta de expressão cultural e comunicacional legítima. Portanto, o que se constrói a partir desta pesquisa é o contato com uma outra forma de experienciar e abordar os espaços urbanos, mais especificamente na cidade de Maceió, a partir de uma ótica marginalizada, que exerce uma fazer através de uma espécie de “linguagem” em atrito com espaço urbano, onde se reflete traços culturais populares, contextos sociais específicos e que acaba por propor um vasto conteúdo que passam por discussões ligadas ao espaço, argumentos em relação ao direito ao espaço público, à expressão como lugar de fala marginal e os diversos debates acerca de formas de movimentações contra hegemônicas entre outras discussões que podem ser lidas nas suas linhas e entrelinhas de seus riscos foscos.
Abstract: The present work makes use of the pixação movement with “X” present in the city of Maceió as a catalyst object in the search for reflection on its communicational and cultural aspects. The research focuses on the production of meanings from the contact of the Pixo movement with the urban space, in a perspective that goes through questions about the term "culture" and its implications (CHAUI, 2018), in addition to making use of theories such as the sociosemiotics addressed by Landowski (2014) which deals with the continuity of meaning beyond texts, and also in the observation of the relationship with space as an alternative surface for exchanging information and dialogues (LEMOS, 2009). The development of the work makes a reading of the signs present in the social interactions that the manifestation creates in its itinerary within the city's reliefs, through the use of photographic records, direct observation of the environment and the crossing of collected materials with the theoretical framework relevant to the object analysis. What is revealed, therefore, is a holistic interpretation of their motivations, between the lines and reflections, the result of a deeper reading of the results that this interaction produces in the coexistence of urban and social space, in order to generate a broad understanding of the role of graffiti as a tool for legitimate cultural and communicational expression. Therefore, what is built from this research is the contact with another way of experiencing and approaching urban spaces, more specifically in the city of Maceió, from a marginalized perspective, which exerts a task through a kind of "language ” in friction with urban space, which reflects popular cultural traits, specific social contexts and which ends up proposing a vast content that goes through discussions related to space, arguments regarding the right to public space, to expression as a place of marginal speech and the various debates about forms of counter-hegemonic movements, among other discussions that can be read in their lines and between the lines of their dull risks.
Palavras-chave: Pixação
Espaço urbano
Comunicação
Cultura
Urban space
Communication
Culture
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Relações Públicas
Citação: SANTOS, Ayrton Hiago Corrêa Costa dos. A pixação como forma de expressão social na cidade de Maceió: uma análise cultural e comunicacional. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Relações Públicas) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Relações Públicas, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9402
Data do documento: 14-out-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A pixação como forma de expressão social na cidade de maceió: uma análise cultural e comunicacional.pdf69.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.