00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9377
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: História da Matemática em livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental aprovados no PNLD 2020: uma análise em relação ao conteúdo Números Naturais
Título(s) alternativo(s): History of Mathematics in 6th grade textbooks approved at PNLD 2020: na analysis of natural numbers contente
Autor(es): Fernandes, Bárbara Mayara de Lima
Primeiro Orientador: Santos, Viviane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Vânio Fragoso de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Elisa Fonseca Sena e
Resumo: Os livros didáticos são um importante veículo para a universalização do conhecimento e a principal referência de estudantes e professores. Este trabalho descreve a presença da História da Matemática em livros didáticos destinados ao 6º ano do Ensino Fundamental aprovados no PNLD 2020 no conteúdo Números Naturais. Assim, com o objetivo de analisar os livros didáticos de Matemática, foram utilizados como base do trabalho os estudos propostos por Vianna (1995) a respeito da inserção da História da Matemática nos livros. O presente trabalho traz um relato dos dados coletados num estudo preliminar envolvendo quatro livros didáticos. Com a categorização proposta pelo autor, observamos que a presença da História da Matemática (HM) nos livros pode ser utilizada para enriquecer o estudo do conteúdo e pode ser mais frequente para propiciar uma aprendizagem mais significativa.
Abstract: Textbooks are an important vehicle for the universalization of knowledge and the main reference for students and teachers. This work describes the presence of the History of Mathematics in textbooks for the 6th year of Elementary School approved in the PNLD 2020 in the Natural Numbers content. Thus, with the objective of analyzing the Mathematics textbooks, the studies proposed by Vianna (1995) regarding the insertion of the History of Mathematics in the books were used as a basis for the work. The present work presents an account of the data collected in a preliminary study involving four textbooks. With the categorization proposed by the author, we observed that the presence of History of Mathematics (HM) in books can be used to enrich the study of the content, but that they can be more frequent to provide a more meaningful learning.
Palavras-chave: História da Matemática
Livros didáticos - Ensino fundamental
Números Naturais
Aprendizagem significativa
History of Mathematics
Didatic books - Elementary School
Natural Numbers
Meaningful learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática
Citação: FERNANDES, Bárbara Mayara de Lima. História da Matemática em livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental aprovados no PNLD 2022: uma análise em relação ao conteúdo números naturais. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Licenciatura em Matemática ) - Instituto de Matemática, Curso de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9377
Data do documento: 23-fev-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.