00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Vânio Fragoso de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Elisa Fonseca Sena e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3333867842573866pt_BR
dc.creatorFernandes, Bárbara Mayara de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4083083405455195pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-11T19:05:05Z-
dc.date.available2022-07-11-
dc.date.available2022-07-11T19:05:05Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.citationFERNANDES, Bárbara Mayara de Lima. História da Matemática em livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental aprovados no PNLD 2022: uma análise em relação ao conteúdo números naturais. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Licenciatura em Matemática ) - Instituto de Matemática, Curso de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9377-
dc.description.abstractTextbooks are an important vehicle for the universalization of knowledge and the main reference for students and teachers. This work describes the presence of the History of Mathematics in textbooks for the 6th year of Elementary School approved in the PNLD 2020 in the Natural Numbers content. Thus, with the objective of analyzing the Mathematics textbooks, the studies proposed by Vianna (1995) regarding the insertion of the History of Mathematics in the books were used as a basis for the work. The present work presents an account of the data collected in a preliminary study involving four textbooks. With the categorization proposed by the author, we observed that the presence of History of Mathematics (HM) in books can be used to enrich the study of the content, but that they can be more frequent to provide a more meaningful learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectNúmeros Naturaispt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectHistory of Mathematicspt_BR
dc.subjectDidatic books - Elementary Schoolpt_BR
dc.subjectNatural Numberspt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleHistória da Matemática em livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental aprovados no PNLD 2020: uma análise em relação ao conteúdo Números Naturaispt_BR
dc.title.alternativeHistory of Mathematics in 6th grade textbooks approved at PNLD 2020: na analysis of natural numbers contentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoOs livros didáticos são um importante veículo para a universalização do conhecimento e a principal referência de estudantes e professores. Este trabalho descreve a presença da História da Matemática em livros didáticos destinados ao 6º ano do Ensino Fundamental aprovados no PNLD 2020 no conteúdo Números Naturais. Assim, com o objetivo de analisar os livros didáticos de Matemática, foram utilizados como base do trabalho os estudos propostos por Vianna (1995) a respeito da inserção da História da Matemática nos livros. O presente trabalho traz um relato dos dados coletados num estudo preliminar envolvendo quatro livros didáticos. Com a categorização proposta pelo autor, observamos que a presença da História da Matemática (HM) nos livros pode ser utilizada para enriquecer o estudo do conteúdo e pode ser mais frequente para propiciar uma aprendizagem mais significativa.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.