00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9198
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relação professor-aluno: a importância da afetividade
Autor(es): Santos, Rosenaldo da Silva
Primeiro Orientador: Duarte, Madileide de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Candeias, Cezar Nonato Bezerra
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Abdizia Maria Alves
Resumo: O presente trabalho demonstra a importância da afetividade entre professor e aluno destacando o papel do educador como um facilitador que subsidia o aluno no processo de aquisição do saber, destacando que a afetividade é um instrumento significativo e positivo para o sucesso de uma aprendizagem. Por meio de questionário procurou-se conhecer as concepções dos educadores sobre a importância da afetividade na aprendizagem escolar e identificar características afetivas nas suas práticas docentes. E perante a pesquisa pode-se perceber que os professores têm consciência da importância da afetividade nas relações estabelecidas num processo educativo e que uma das formas mais gerais de demonstrá-la é por meio do respeito, diálogo e interação com o aluno. Sendo assim se pode perceber a fundamental importância da afetividade no campo educacional, sendo extremamente positivo para o desenvolvimento do aluno e em seu processo de aquisição de conhecimentos e aprendizagem.
Palavras-chave: Afetividade
Aprendizagem
Professor/Aluno
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: SANTOS, Rosenaldo da Silva. Relação professor-aluno: a importância da afetividade. 2022. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9198
Data do documento: 30-abr-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relação professor-aluno - a importância da afetividade.pdf528.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.