00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9141
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O plano educacional individualizado como aliado no ensino de estudantes com autismo
Título(s) alternativo(s): The individualized educational plan as an ally in teaching students with autism
Autor(es): Gomes, Lucineide Omena
Primeiro Orientador: Marques, Leonardo Brandão
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Elisangela Leal de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Bittencourt, Ivanise Gomes de Souza
Resumo: O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um recurso pedagógico que auxilia na inclusão de alunos com autismo. O presente estudo pesquisou o uso desse recurso ou de práticas de gestão e planejamento que guardam semelhança com a proposta na rede municipal de Maceió. Os objetivos foram saber se os professores conhecem o PEI, ou parte das práticas que o compõem, se o utilizam e como o fazem. Em caso negativo, como fazem planejamentos específicos para o aluno com TEA. A pesquisa foi do tipo descritiva mista: quantitativa e qualitativa, feita de maneira transversal via questionário. O período de aplicação foi o segundo semestre do ano de 2021. O local escolhido foi a Rede Municipal de Ensino de Maceió. E a amostra foi de 26% das 92 escolas dessa rede. O resultado foi que, a depender da qualificação do professor, ele pode ter uma inclinação a se aprofundar mais em ferramentas e metodologias que amparam melhor sua prática pedagógica na inclusão do estudante com autismo. Outro ponto evidenciado é a necessidade de demonstração das vantagens e o incentivo do uso dessa forma de planejamento pelos professores da sala de aula regular. Percebeu-se então a carência de maior divulgação sobre o PEI. Neste sentido, o estudo pretende encorajar aos pesquisadores, futuras investigações dos procedimentos da elaboração do PEI, principalmente concernente a uma melhor articulação entre a família do aluno com TEA, os educadores e os terapeutas envolvidos, assim como quais empecilhos para sua implementação e as possíveis soluções.
Abstract: The individualized educational plan (IEP) is a pedagogical resource that assists in the inclusion of autistic students. The present study examined the use of this resource or the management and planning practices that are similar to it in the municipal network of Maceió. The objectives were to know if the teachers know the IEP, or part of the practices of it, if they use it and how they do it. If not, how they make specific plans for the student with ASD. The type of research was the mixed methods approach: quantitative and qualitative, with a cross-sectional survey. The application period was the second half of the year 2021. The chosen location was the Public City Education Network of Maceió. And the sample was 26% of the 92 schools in this network. The result was that depending on the teacher's qualification, they may be inclined to delve deeper into tools and methodologies that better support their inclusive pedagogical practices for the student with autism. Another highlighted point is the need to demonstrate the advantages of an IEP and encourage its use for teachers in the regular classroom. Implications point to the need for a higher dissemination of the specialized educational plan. In this sense, the study seeks to encourage researchers to investigate further into the procedures of the elaboration of the IEP, especially regarding the best communication form between the student's family, the educators and therapists, as well as the obstacles to implementing it and possible solutions.
Palavras-chave: Plano educacional individualizado
Inclusão escolar
Autismo
Individualized educational plan
Inclusive education
Autism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: GOMES, Lucineide Omena. O plano educacional individualizado como aliado no ensino de estudantes com autismo. 2022. 53 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9141
Data do documento: 22-fev-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O plano educacional individualizado como aliado no ensino de estudantes com autismo.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.