00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marques, Leonardo Brandão-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4993-4587pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3705407022339177pt_BR
dc.contributor.referee1Mercado, Elisangela Leal de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2713240004237441pt_BR
dc.contributor.referee2Bittencourt, Ivanise Gomes de Souza-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9416-3964pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4652763314552430pt_BR
dc.creatorGomes, Lucineide Omena-
dc.date.accessioned2022-05-20T19:40:18Z-
dc.date.available2022-05-20-
dc.date.available2022-05-20T19:40:18Z-
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.citationGOMES, Lucineide Omena. O plano educacional individualizado como aliado no ensino de estudantes com autismo. 2022. 53 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9141-
dc.description.abstractThe individualized educational plan (IEP) is a pedagogical resource that assists in the inclusion of autistic students. The present study examined the use of this resource or the management and planning practices that are similar to it in the municipal network of Maceió. The objectives were to know if the teachers know the IEP, or part of the practices of it, if they use it and how they do it. If not, how they make specific plans for the student with ASD. The type of research was the mixed methods approach: quantitative and qualitative, with a cross-sectional survey. The application period was the second half of the year 2021. The chosen location was the Public City Education Network of Maceió. And the sample was 26% of the 92 schools in this network. The result was that depending on the teacher's qualification, they may be inclined to delve deeper into tools and methodologies that better support their inclusive pedagogical practices for the student with autism. Another highlighted point is the need to demonstrate the advantages of an IEP and encourage its use for teachers in the regular classroom. Implications point to the need for a higher dissemination of the specialized educational plan. In this sense, the study seeks to encourage researchers to investigate further into the procedures of the elaboration of the IEP, especially regarding the best communication form between the student's family, the educators and therapists, as well as the obstacles to implementing it and possible solutions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlano educacional individualizadopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectIndividualized educational planpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO plano educacional individualizado como aliado no ensino de estudantes com autismopt_BR
dc.title.alternativeThe individualized educational plan as an ally in teaching students with autismpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO Plano Educacional Individualizado (PEI) é um recurso pedagógico que auxilia na inclusão de alunos com autismo. O presente estudo pesquisou o uso desse recurso ou de práticas de gestão e planejamento que guardam semelhança com a proposta na rede municipal de Maceió. Os objetivos foram saber se os professores conhecem o PEI, ou parte das práticas que o compõem, se o utilizam e como o fazem. Em caso negativo, como fazem planejamentos específicos para o aluno com TEA. A pesquisa foi do tipo descritiva mista: quantitativa e qualitativa, feita de maneira transversal via questionário. O período de aplicação foi o segundo semestre do ano de 2021. O local escolhido foi a Rede Municipal de Ensino de Maceió. E a amostra foi de 26% das 92 escolas dessa rede. O resultado foi que, a depender da qualificação do professor, ele pode ter uma inclinação a se aprofundar mais em ferramentas e metodologias que amparam melhor sua prática pedagógica na inclusão do estudante com autismo. Outro ponto evidenciado é a necessidade de demonstração das vantagens e o incentivo do uso dessa forma de planejamento pelos professores da sala de aula regular. Percebeu-se então a carência de maior divulgação sobre o PEI. Neste sentido, o estudo pretende encorajar aos pesquisadores, futuras investigações dos procedimentos da elaboração do PEI, principalmente concernente a uma melhor articulação entre a família do aluno com TEA, os educadores e os terapeutas envolvidos, assim como quais empecilhos para sua implementação e as possíveis soluções.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O plano educacional individualizado como aliado no ensino de estudantes com autismo.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.