00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8966
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes Neta, Natercia de Andrade-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5532-9300pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4880247640523667pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4425-3806pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.contributor.referee3Mota, Maria Danielle Araújo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7305-6476pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9647457248949178pt_BR
dc.creatorNunes, Bárbara Maria Santiago-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9153279923146995pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-02T19:58:05Z-
dc.date.available2022-05-02-
dc.date.available2022-05-02T19:58:05Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.citationNUNES, Bárbara Maria Santiago. Elaboração e resolução de problemas: uma proposta com raciocínio lógico matemático e ensino híbrido. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. [Acompanha Produto Educacional].pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8966-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the contributions of the elaboration and resolution of mathematical problems in the development of mathematical logical reasoning through the inverted classroom with elementary school students. This research has a qualitative character based on the Creswell studies (2010), with an intervention research approach described by Teixeira and Neto (2017) that was developed in a private school in Maceió/AL, with twenty students from the 6th year of Elementary School final years. For data collection, the researcher's observation was used in conjunction with other research techniques, such as the application of evaluative questionnaires and group discussion. Data analysis was carried out systematically from the description of the results. The main results showed that the didactic sequence provided the development of the participants' Mathematical Logical Reasoning, encouraging them to actively participate in the construction of knowledge, developing autonomy, creativity and the organization of mathematical thinking. As an educational product, we developed a didactic sequence that addresses a way of using the flipped classroom through the elaboration and resolution of logical association probes. It is expected to contribute to the strengthening of meaningful practice in the classroom by mathematics teachers, with activities that encourage the student to use creativity and Mathematical Logical Reasoning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectElaboração de problemaspt_BR
dc.subjectAssociações lógicaspt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subjectRaciocínio lógicopt_BR
dc.subjectProblem elaborationpt_BR
dc.subjectLogical associationspt_BR
dc.subjectLogical reasoningpt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.subjectFlipped classroompt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleElaboração e resolução de problemas: uma proposta com raciocínio lógico matemático e ensino híbridopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições da elaboração e resolução de problemas matemáticos no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático por meio da sala de aula invertida com estudantes do Ensino Fundamental. Essa pesquisa tem caráter qualitativo fundamentada nos estudos Creswell (2010), com abordagem de pesquisa ação intervenção descrita por Teixeira e Neto (2017) que foi desenvolvidaem uma escola particular de Maceió/AL, com vinte estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental anos finais. Para a coleta de dados, foi utilizada de observação da pesquisadora conjugada com outras técnicas de pesquisa, como a aplicação de questionários comcaráter avaliativo e discussão em grupo. A análise de dados foi feita de forma sistemática a partir da descrição dos resultados. Os principais resultados apontaram que a sequência didática proporcionouo desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático dos estudantes, estimulando-os a participar ativamente da construção do conhecimento desenvolvendo a autonomia, a criatividade e a organização do pensamento matemático. Como produto educacional, elaboramos uma sequência didática que aborda uma forma de utilizar a sala de aula invertida através da elaboração e resolução de probelas com associação lógica. Espera-se contribuir para o fortalecimento da prática significativa em sala de aula por parte dos professores de matemática, com atividades que estimulem ao estudaante utilizar a criatividade e o Raciocínio Lógico Matemático.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.