00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8691
Tipo: Dissertação
Título: Uma sequência didática para o ensino de curvas de Bézier usando GeoGebra
Título(s) alternativo(s): A didactic sequence for teaching Bézier curves using GeoGebra
Autor(es): Alves, Alane da Rocha
Primeiro Orientador: Santos, Adina Rocha dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Neto, Gregório Manoel da
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Allan George de Carvalho
Resumo: Nesta dissertação iremos apresentar uma sequência didática para o ensino das curvas de Bézier e um passo a passo para construção dessas curvas no software GeoGebra. Abordaremos alguns conceitos preliminares, tais como curvas parametrizadas e interpolação e, em seguida, apresentaremos os conceitos necessários para construção das curvas no GeoGebra, como o algoritmo de Casteljau e polinômios de Bernstein. Mostraremos também uma aplicação das curvas de Bézier na modelagem de uma saia no GeoGebra. Por fim, faremos uma sequência didática e uma sugestão de atividade para que essa possa ser aplicada com os discentes.
Abstract: In this thesis we will present a didactic sequence for the teaching of Bézier curves and a process to build these curves in the GeoGebra software. We will approach some preliminary concepts, such as parameterized curves and interpolation, and then we will present the concepts of location for the construction of curves in GeoGebra, such as the Casteljau algorithm and Bernstein polynomials. We will also present an application of Bézier curves in modeling a skirt in GeoGebra. Finally, we will make a didactic sequence and an activity suggestion of activity to be applied with the students.
Palavras-chave: Curvas de Bézier
Curvas parametrizadas
Polinômio de Bernstein
Algoritmo Casteljau
Bézier curves
Parameterized curves
Bernstein polynomials
Casteljau algorithm
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: ALVES, Alane da Rocha. Uma sequência didática para o ensino de curvas de Bézier usando GeoGebra. 2022. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8691
Data do documento: 15-abr-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma sequência didática para o ensino de curvas de Bézier usando GeoGebra.pdf4.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.