Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8652
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Química forense como estratégia para motivação do processo de ensino aprendizagem de química |
Título(s) alternativo(s): | Forensic chemistry as a strategy to motivate the teaching and learning process of chemistry |
Autor(es): | Pacheco, Michel Valdemir da Silva |
Primeiro Orientador: | Silva, Monique Gabriella Angelo da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Paula, Francine Santos de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Tenório, Nereu Victor Nazário |
Resumo: | Nesse trabalho iremos abordar uma nova concepção de aula afim de buscar o interesse do aluno pela disciplina e com isso ter um aproveitamento. Friso aqui que a química forense é uma estratégia didática para motivação no processo de ensino e aprendizagem de Química, podendo ser utilizada de diversas formas. Este trabalho apresenta como proposta metodológica a exposição de aula, através de experimentos, vídeos didáticos, filmes e episódios de crime scene investigation (CSI) despertando a curiosidade nos alunos de modo que consigam obter uma maior compreensão de diversos assuntos de química, por meio da associação e abstração dos conceitos envolvidos nas cenas que se apresentam de maneira direta e/ou indireta, promovendo a construção de um pensamento científico e críticos, visto que uma das principais dificuldades do ensino de química é o desinteresse dos alunos pela disciplina. É importante saber que a construção do ensino sempre tende a vim com uma bagagem muito importante para dar continuidade a essa construção de conhecimento, ou seja, é o inicio do aprendizado para seguir adiante com transmissão de novos conhecimentos. |
Abstract: | In this work, we will address a new concept of class in order to seek the student's interest in the subject and thus have an achievement. I emphasize here that forensic chemistry is a didactic strategy for motivation in the teaching and learning process of Chemistry, and it can be used in different ways. This work presents as a methodological proposal the exposition of the class, through experiments, didactic videos, films and episodes of crime scene investigation (CSI) arousing the curiosity of students so that they can obtain a greater understanding of various subjects of chemistry, through the association and abstraction of the concepts involved in the scenes that are presented directly and/or indirectly, promoting the construction of scientific and critical thinking, since one of the main difficulties in teaching chemistry is the students' lack of interest in the discipline. It is important to know that the construction of teaching always tends to come with a very important background to continue this construction of knowledge, that is, it is the beginning of learning to move forward with the transmission of new knowledge. |
Palavras-chave: | Química forense - Didática Quimica - Estudo e ensino Educação Aprendizagem Estratégias didáticas - Química Forensic chemistry - Didatic Chemistry - Study and teaching Education Learning Didatic strategies - Chemistry |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Química |
Citação: | Pacheco, Michel Valdemir da Silva. Química forense como estratégia para motivação do processo de ensino aprendizagem de química. 2022. 38 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8652 |
Data do documento: | 30-abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Quimica forense como estrategia para motivacao do processo de ensino aprendizagem de quimica.pdf | 789.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.