00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8652
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Química forense como estratégia para motivação do processo de ensino aprendizagem de química
Título(s) alternativo(s): Forensic chemistry as a strategy to motivate the teaching and learning process of chemistry
Autor(es): Pacheco, Michel Valdemir da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Monique Gabriella Angelo da
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Francine Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Tenório, Nereu Victor Nazário
Resumo: Nesse trabalho iremos abordar uma nova concepção de aula afim de buscar o interesse do aluno pela disciplina e com isso ter um aproveitamento. Friso aqui que a química forense é uma estratégia didática para motivação no processo de ensino e aprendizagem de Química, podendo ser utilizada de diversas formas. Este trabalho apresenta como proposta metodológica a exposição de aula, através de experimentos, vídeos didáticos, filmes e episódios de crime scene investigation (CSI) despertando a curiosidade nos alunos de modo que consigam obter uma maior compreensão de diversos assuntos de química, por meio da associação e abstração dos conceitos envolvidos nas cenas que se apresentam de maneira direta e/ou indireta, promovendo a construção de um pensamento científico e críticos, visto que uma das principais dificuldades do ensino de química é o desinteresse dos alunos pela disciplina. É importante saber que a construção do ensino sempre tende a vim com uma bagagem muito importante para dar continuidade a essa construção de conhecimento, ou seja, é o inicio do aprendizado para seguir adiante com transmissão de novos conhecimentos.
Abstract: In this work, we will address a new concept of class in order to seek the student's interest in the subject and thus have an achievement. I emphasize here that forensic chemistry is a didactic strategy for motivation in the teaching and learning process of Chemistry, and it can be used in different ways. This work presents as a methodological proposal the exposition of the class, through experiments, didactic videos, films and episodes of crime scene investigation (CSI) arousing the curiosity of students so that they can obtain a greater understanding of various subjects of chemistry, through the association and abstraction of the concepts involved in the scenes that are presented directly and/or indirectly, promoting the construction of scientific and critical thinking, since one of the main difficulties in teaching chemistry is the students' lack of interest in the discipline. It is important to know that the construction of teaching always tends to come with a very important background to continue this construction of knowledge, that is, it is the beginning of learning to move forward with the transmission of new knowledge.
Palavras-chave: Química forense - Didática
Quimica - Estudo e ensino
Educação
Aprendizagem
Estratégias didáticas - Química
Forensic chemistry - Didatic
Chemistry - Study and teaching
Education
Learning
Didatic strategies - Chemistry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química
Citação: Pacheco, Michel Valdemir da Silva. Química forense como estratégia para motivação do processo de ensino aprendizagem de química. 2022. 38 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8652
Data do documento: 30-abr-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Quimica forense como estrategia para motivacao do processo de ensino aprendizagem de quimica.pdf789.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.