00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8345
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gamificação em espaços híbridos de aprendizagem: cognição e engajamento
Título(s) alternativo(s): Gamification in blended learning spaces: cognition and engagement
Autor(es): Moura, Esmeralda Cardoso de Melo
Primeiro Orientador: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee1: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee2: Sales Junior, Valdick Barbosa de
Resumo: Essa pesquisa versa sobre a inter-relação entre a gamificação e a Teoria do Flow, seguindo um modelo de ensino híbrido, considerando que a aprendizagem não é inerente apenas à sala de aula e acontece em vários espaços, dada à atual conjuntura híbrida e multimodal presentes nas interações e construções de saberes dos sujeitos, que se tornam ativos e produtores de conhecimento. A gamificação e a Teoria do Flow possuem características que podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem podendo ocorrer tanto de forma presencial quanto virtualmente, descentralizando os espaços de ensino e oferecendo ao discente a oportunidade de controle de seus estudos, reconhecendo assim, sua centralidade no processo de ensino e aprendizagem. Assim sendo, seria possível um discente atingir um estado de envolvimento e imersão total, seguindo um modelo de ensino híbrido em experiências gamificadas? O objetivo dessa pesquisa foi analisar o estado de flow de discentes do 4o período dos cursos de Matemática e Química da Universidade Federal de Alagoas a partir de um estudo de caso em uma disciplina comum aos dois cursos já mencionados. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório com o uso de revisão de literatura, observação direta do comportamento dos discentes diante das propostas e aplicação de questionários Os resultados encontrados foram considerados satisfatórios e apontaram que a utilização da gamificação como estratégia pedagógica dentro de um modelo de ensino híbrido pode promover maior engajamento e motivação dos discentes, com feedbacks imediatos de suas ações dentre as várias possibilidades de solucionar os desafios propostos, fazendo com que o discente atinja um grau de experiência ideal que o deixe totalmente envolvido e imerso nas experiências.
Palavras-chave: Educação
Teoria do Flow
Gamificação
Ensino Híbrido
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: MOURA, Esmeralda Cardoso de Melo. Gamificação em espaços híbridos de aprendizagem: cognição e engajamento. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8345
Data do documento: 23-jun-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gamificação em espaços híbridos de aprendizagem - cognição e engajamento.pdf850.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.