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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8345
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3181078095367990 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Francisco, Deise Juliana | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3256764275787933 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sales Junior, Valdick Barbosa de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1067339222870668 | pt_BR |
dc.creator | Moura, Esmeralda Cardoso de Melo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8613033349738758 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-26T20:31:18Z | - |
dc.date.available | 2022-01-26 | - |
dc.date.available | 2022-01-26T20:31:18Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-23 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Esmeralda Cardoso de Melo. Gamificação em espaços híbridos de aprendizagem: cognição e engajamento. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8345 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Teoria do Flow | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Híbrido | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Gamificação em espaços híbridos de aprendizagem: cognição e engajamento | pt_BR |
dc.title.alternative | Gamification in blended learning spaces: cognition and engagement | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa pesquisa versa sobre a inter-relação entre a gamificação e a Teoria do Flow, seguindo um modelo de ensino híbrido, considerando que a aprendizagem não é inerente apenas à sala de aula e acontece em vários espaços, dada à atual conjuntura híbrida e multimodal presentes nas interações e construções de saberes dos sujeitos, que se tornam ativos e produtores de conhecimento. A gamificação e a Teoria do Flow possuem características que podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem podendo ocorrer tanto de forma presencial quanto virtualmente, descentralizando os espaços de ensino e oferecendo ao discente a oportunidade de controle de seus estudos, reconhecendo assim, sua centralidade no processo de ensino e aprendizagem. Assim sendo, seria possível um discente atingir um estado de envolvimento e imersão total, seguindo um modelo de ensino híbrido em experiências gamificadas? O objetivo dessa pesquisa foi analisar o estado de flow de discentes do 4o período dos cursos de Matemática e Química da Universidade Federal de Alagoas a partir de um estudo de caso em uma disciplina comum aos dois cursos já mencionados. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório com o uso de revisão de literatura, observação direta do comportamento dos discentes diante das propostas e aplicação de questionários Os resultados encontrados foram considerados satisfatórios e apontaram que a utilização da gamificação como estratégia pedagógica dentro de um modelo de ensino híbrido pode promover maior engajamento e motivação dos discentes, com feedbacks imediatos de suas ações dentre as várias possibilidades de solucionar os desafios propostos, fazendo com que o discente atinja um grau de experiência ideal que o deixe totalmente envolvido e imerso nas experiências. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Gamificação em espaços híbridos de aprendizagem - cognição e engajamento.pdf | 850.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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