00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8309
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Políticas públicas de alfabetização: a experiência do PNAIC em Alagoas
Autor(es): Araujo, Isailda Nascimento Silva de
Silva, Marilia Julia Bezerra da
Primeiro Orientador: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Edlene Cavalcanti
metadata.dc.contributor.referee2: Prado, Edna Cristina do
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como se deu a implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no estado de Alagoas, criado no ano de 2012. Uma aliança formal assumida pelos três entes federativos: governo Federal, Estadual e Municipal. E para tal fim, utilizamo-nos do método de pesquisa bibliográfica. Tomamos como ponto de partida para nossa pesquisa as bases: Capes, Anped, Scielo e Abalf, como também o repositório da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), livros, periódicos e revistas. Foram analisados diversos documentos, entre: artigos, teses, dissertações, capítulos de livros e documentos oficiais do governo. No entanto, para fundamentar a seção que abordaria a implantação do pacto neste estado, foram encontrados apenas três documentos. A pesquisa, todavia, apontou que o PNAIC foi um programa de grande valia no que diz respeito tanto à formação continuada, quanto na produção de material didático. Referenten a implantação em Alagoas revelará que os municípios partícipes deste pacto obtiveram muitos ganhos, principalmente no tocante a formação de seus professores. Entretanto, evidenciou-se também que, alguns municípios não se comprometeram com o programa quanto deveriam, visto que ocorreram muitas substituições, e em razão dessas, inesperadas trocas, tanto de orientadores locais quanto de professores alfabetizadores, deflagrou-se a descontinuidade do programa.
Abstract: TCC
Palavras-chave: Políticas públicas
Alfabetização - Alagoas
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: ARAÚJO, Isailda Nascimento Silva de, SILVA, Marilia Julia Bezerra da. Políticas públicas de alfabetização: a experiência do PNAIC em Alagoas. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8309
Data do documento: 23-nov-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Poliíticas públicas de alfabetização - a experiência do PNAIC em Alagoas.pdf317.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.