00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Inalda Maria dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709372442003235pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Edlene Cavalcanti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0095146757736583pt_BR
dc.contributor.referee2Prado, Edna Cristina do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8158728896858544pt_BR
dc.creatorAraujo, Isailda Nascimento Silva de-
dc.creatorSilva, Marilia Julia Bezerra da-
dc.date.accessioned2022-01-11T23:02:15Z-
dc.date.available2022-01-11-
dc.date.available2022-01-11T23:02:15Z-
dc.date.issued2021-11-23-
dc.identifier.citationARAÚJO, Isailda Nascimento Silva de, SILVA, Marilia Julia Bezerra da. Políticas públicas de alfabetização: a experiência do PNAIC em Alagoas. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8309-
dc.description.abstractTCCpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectAlfabetização - Alagoaspt_BR
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.titlePolíticas públicas de alfabetização: a experiência do PNAIC em Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo compreender como se deu a implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no estado de Alagoas, criado no ano de 2012. Uma aliança formal assumida pelos três entes federativos: governo Federal, Estadual e Municipal. E para tal fim, utilizamo-nos do método de pesquisa bibliográfica. Tomamos como ponto de partida para nossa pesquisa as bases: Capes, Anped, Scielo e Abalf, como também o repositório da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), livros, periódicos e revistas. Foram analisados diversos documentos, entre: artigos, teses, dissertações, capítulos de livros e documentos oficiais do governo. No entanto, para fundamentar a seção que abordaria a implantação do pacto neste estado, foram encontrados apenas três documentos. A pesquisa, todavia, apontou que o PNAIC foi um programa de grande valia no que diz respeito tanto à formação continuada, quanto na produção de material didático. Referenten a implantação em Alagoas revelará que os municípios partícipes deste pacto obtiveram muitos ganhos, principalmente no tocante a formação de seus professores. Entretanto, evidenciou-se também que, alguns municípios não se comprometeram com o programa quanto deveriam, visto que ocorreram muitas substituições, e em razão dessas, inesperadas trocas, tanto de orientadores locais quanto de professores alfabetizadores, deflagrou-se a descontinuidade do programa.pt_BR
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