Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8185
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Comunicação e interação feminina em jogos de tiro on-line: o caso Fortnite |
Título(s) alternativo(s): | Female communication and interaction in online shooting games: the Fortnite case |
Autor(es): | Melo, Viviane Borges de |
Primeiro Orientador: | Barros, Daniel Augusto Monteiro de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Callou, Manuella Rau de Almeida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Neves, Manoella Maria Pinto Moreira das |
Resumo: | O presente trabalho trata de uma pesquisa que busca analisar e compreender de que modo acontece a comunicação e interação feminina em ambientes virtuais como o dos jogos eletrônicos, especificamente do Fortnite. A respeito da fundamentação teórica, foram utilizados aportes de Pierre Lévy acerca de cibercultura, ciberespaço e ciberdemocracia, Marcos Palácios sobre comunidades virtuais, Manuel Castells com a sociedade em rede, e outros autores relacionados a área. Para este estudo realizou-se uma revisão bibliográfica a respeito do tema, bem como a aplicação de um questionário estruturado para as participantes. A partir da aplicação do formulário foi identificado que as mulheres sabem e inclusive utilizam a linguagem própria do jogo para se comunicarem, além de estarem naquele espaço para se divertir conversando com outras pessoas. |
Abstract: | This present paper is about a research that seeks to analyze and understand how female communication and interaction takes place in virtual environments such as electronic games, specifically Fortnite. Regarding the theoretical basis, contributions from Pierre Lévy on cyberculture, cyberspace and cyberdemocracy, Marcos Palácios on virtual communities, Manuel Castells with the network society and other authors related to the area were used. For this study, a bibliographic review about the theme was carried out, as well as the application of a structured questionnaire for the participants. From the application of the form, it was identified that women know and even use the game’s own language to communicate, in addition to being in that space to have fun talking with other people. |
Palavras-chave: | Comunicação Interação social Mulheres Jogos on-line Comunication Electronic games Interaction Fortnite |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Relações Públicas |
Citação: | MELO, Viviane Borges de. Comunicação e interação feminina em jogos de tiro on-line: o caso Fortnite. 2021. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8185 |
Data do documento: | 17-set-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Comunicação e interação feminina em jogos de tiro on-line - o caso Fortnite.pdf | 1.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.