00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8185
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comunicação e interação feminina em jogos de tiro on-line: o caso Fortnite
Título(s) alternativo(s): Female communication and interaction in online shooting games: the Fortnite case
Autor(es): Melo, Viviane Borges de
Primeiro Orientador: Barros, Daniel Augusto Monteiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Callou, Manuella Rau de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Neves, Manoella Maria Pinto Moreira das
Resumo: O presente trabalho trata de uma pesquisa que busca analisar e compreender de que modo acontece a comunicação e interação feminina em ambientes virtuais como o dos jogos eletrônicos, especificamente do Fortnite. A respeito da fundamentação teórica, foram utilizados aportes de Pierre Lévy acerca de cibercultura, ciberespaço e ciberdemocracia, Marcos Palácios sobre comunidades virtuais, Manuel Castells com a sociedade em rede, e outros autores relacionados a área. Para este estudo realizou-se uma revisão bibliográfica a respeito do tema, bem como a aplicação de um questionário estruturado para as participantes. A partir da aplicação do formulário foi identificado que as mulheres sabem e inclusive utilizam a linguagem própria do jogo para se comunicarem, além de estarem naquele espaço para se divertir conversando com outras pessoas.
Abstract: This present paper is about a research that seeks to analyze and understand how female communication and interaction takes place in virtual environments such as electronic games, specifically Fortnite. Regarding the theoretical basis, contributions from Pierre Lévy on cyberculture, cyberspace and cyberdemocracy, Marcos Palácios on virtual communities, Manuel Castells with the network society and other authors related to the area were used. For this study, a bibliographic review about the theme was carried out, as well as the application of a structured questionnaire for the participants. From the application of the form, it was identified that women know and even use the game’s own language to communicate, in addition to being in that space to have fun talking with other people.
Palavras-chave: Comunicação
Interação social
Mulheres
Jogos on-line
Comunication
Electronic games
Interaction
Fortnite
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Relações Públicas
Citação: MELO, Viviane Borges de. Comunicação e interação feminina em jogos de tiro on-line: o caso Fortnite. 2021. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8185
Data do documento: 17-set-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Comunicação e interação feminina em jogos de tiro on-line - o caso Fortnite.pdf1.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.