00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Liberdade para educar: a lei 7.800/2016 “Escola sem partido” nas concepções de Paulo Freire
Título(s) alternativo(s): Freedom to educate: the law 7.800/2016 “School winthout party” in the conceptions of Paulo Freire
Autor(es): Gomes, Flávia Maria de Oliveira
Primeiro Orientador: Madeira, Maria das Graças de Loiola
metadata.dc.contributor.referee1: Pepe, Cristiane Marcela
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Rosemeire Reis da
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a Lei 7.800/2016 (Escola Livre, Alagoas), inspirada no Programa Escola Sem Partido, e as possíveis contradições com o autor Paulo Freire, quanto as concepções da liberdade para educar e a postura (neutra ou não) que o docente deve ter no ambiente escolar. Por meio do método utilizado na pesquisa, o crítico dialético, foi possível investigar os incisos da Lei e o Programa Escola Sem Partido que deu base para a construção da mesma. A discussão apresenta uma exposição sintética da origem e das ideias centrais do Escola Sem Partido; o que os defensores entendem por doutrinação, entre ações e materiais em sala de aula, assim como a postura e qual deve ser a função do docente, além da concepção de liberdade, defendida pelo programa. Também apresenta as ideias centrais de Paulo Freire e de sua pedagogia, trazendo conceitos importantes para o autor, como diálogo, emancipação e liberdade. Posteriormente, foi feito um confronto entre as duas propostas, pontuando as incompatibilidades de ambas.
Abstract: Inspirational in the Program „Escola Sem Partido‟ we analyze the Law 7.800/2016 (Escola Livre, Alagoas), and contradictions about what Paulo Freire thought about freedom in education and If the teachers position about what have to do inside the classrooms. We investigated the Items in the Law and the „Programa Escola Sem Partido‟ that it was make about it. The discuss is about origin and principal ideas the „Escola Sem Partido‟, what Who defenders understand about indoctrination between action and classrooms‟ materials, and what the teachers have to do, beyond Program‟s freedom‟s conception. Also report Paulo Freire‟s principal ideas, in focus his important conceptions, for example, dialogues and freedom. We confront between both proposal and incompatibility.
Palavras-chave: Programa Escola Sem Partido
Educação - Neutralidade
Educação - Liberdade
Paulo Freire
Non - Party School Program
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia
Citação: GOMES, Flávia Maria de Oliveira. Liberdade para educar: a lei 7.800/2016 “Escola sem partido” nas concepções de Paulo Freire. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8128
Data do documento: 20-ago-2019
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