00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8128
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Madeira, Maria das Graças de Loiola-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5239953266355566pt_BR
dc.contributor.referee1Pepe, Cristiane Marcela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0748011554735549pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Rosemeire Reis da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3449113858899262pt_BR
dc.creatorGomes, Flávia Maria de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7064565322929332pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-12T15:05:47Z-
dc.date.available2021-11-12-
dc.date.available2021-11-12T15:05:47Z-
dc.date.issued2019-08-20-
dc.identifier.citationGOMES, Flávia Maria de Oliveira. Liberdade para educar: a lei 7.800/2016 “Escola sem partido” nas concepções de Paulo Freire. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8128-
dc.description.abstractInspirational in the Program „Escola Sem Partido‟ we analyze the Law 7.800/2016 (Escola Livre, Alagoas), and contradictions about what Paulo Freire thought about freedom in education and If the teachers position about what have to do inside the classrooms. We investigated the Items in the Law and the „Programa Escola Sem Partido‟ that it was make about it. The discuss is about origin and principal ideas the „Escola Sem Partido‟, what Who defenders understand about indoctrination between action and classrooms‟ materials, and what the teachers have to do, beyond Program‟s freedom‟s conception. Also report Paulo Freire‟s principal ideas, in focus his important conceptions, for example, dialogues and freedom. We confront between both proposal and incompatibility.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Escola Sem Partidopt_BR
dc.subjectEducação - Neutralidadept_BR
dc.subjectEducação - Liberdadept_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectNon - Party School Programpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAOpt_BR
dc.titleLiberdade para educar: a lei 7.800/2016 “Escola sem partido” nas concepções de Paulo Freirept_BR
dc.title.alternativeFreedom to educate: the law 7.800/2016 “School winthout party” in the conceptions of Paulo Freirept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a Lei 7.800/2016 (Escola Livre, Alagoas), inspirada no Programa Escola Sem Partido, e as possíveis contradições com o autor Paulo Freire, quanto as concepções da liberdade para educar e a postura (neutra ou não) que o docente deve ter no ambiente escolar. Por meio do método utilizado na pesquisa, o crítico dialético, foi possível investigar os incisos da Lei e o Programa Escola Sem Partido que deu base para a construção da mesma. A discussão apresenta uma exposição sintética da origem e das ideias centrais do Escola Sem Partido; o que os defensores entendem por doutrinação, entre ações e materiais em sala de aula, assim como a postura e qual deve ser a função do docente, além da concepção de liberdade, defendida pelo programa. Também apresenta as ideias centrais de Paulo Freire e de sua pedagogia, trazendo conceitos importantes para o autor, como diálogo, emancipação e liberdade. Posteriormente, foi feito um confronto entre as duas propostas, pontuando as incompatibilidades de ambas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Liberdade para educar -a lei 7.800-2016 Escola sem partido nas concepções de Paulo Freire.pdf901.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.