Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8026
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Escola e família: uma aproximação necessária |
Autor(es): | Silva, Joseane Gomes da |
Primeiro Orientador: | Santos, Ana Cristina Conceição |
metadata.dc.contributor.referee1: | Figueirêdo, Carla Taciane |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Maria Aparecida |
Resumo: | O presente estudo traz a temática em torno da relação entre a família e a escola tendo como, objetivo geral compreender a importância da parceria família e escola para o desenvolvimento pleno do estudante. A pesquisa foi realizada em uma escola localizada na zona rural de Delmiro Gouveia/Al. A escola será chamada por nome fictício “Maria bonita”, por aspectos éticos da pesquisa. Ao todo tivemos contribuições dos professores, pais/responsáveis dos alunos. A pesquisa é de cunho qualitativo/quantitativo, o instrumento principal utilizado para coleta de dados foi o questionário. Para tanto os resultados obtidos na pesquisa, demonstram um cenário desafiador a respeito da relação família X escola, falta de diálogo, entre ambas, falta de interesse dos pais/responsáveis, falta de incentivo da escola para uma maior aproximação. |
Abstract: | This study brings the theme around the relationship between the family and the school, with the general objective of understanding the importance of the family-school partnership for the full development of the student. The research was conducted in a school located in the rural area of Delmiro Gouveia/Al. The school will be called by the fictitious name Maria Bonito, due to the ethical aspects of the research. In all, we had contributions from teachers, parents/guardians of students. The research is qualitative/quantitative, the main instrument used for data collection was the questionnaire. Therefore, the results obtained in the research demonstrate a challenging scenario regarding the family X school relationship, lack of dialogue between them, lack of interest from parents/guardians, lack of encouragement from the school for a closer relationship. |
Palavras-chave: | Educação Escola Família Diálogo Ensino e aprendizagem Family School Approximation Dialogue |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | SILVA, Joseane Gomes da. Escola e família: uma aproximação necessária. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8026 |
Data do documento: | 22-jun-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Escola e família uma aproximação necessária.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.