06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8026
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Escola e família: uma aproximação necessária
Autor(es): Silva, Joseane Gomes da
Primeiro Orientador: Santos, Ana Cristina Conceição
metadata.dc.contributor.referee1: Figueirêdo, Carla Taciane
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Maria Aparecida
Resumo: O presente estudo traz a temática em torno da relação entre a família e a escola tendo como, objetivo geral compreender a importância da parceria família e escola para o desenvolvimento pleno do estudante. A pesquisa foi realizada em uma escola localizada na zona rural de Delmiro Gouveia/Al. A escola será chamada por nome fictício “Maria bonita”, por aspectos éticos da pesquisa. Ao todo tivemos contribuições dos professores, pais/responsáveis dos alunos. A pesquisa é de cunho qualitativo/quantitativo, o instrumento principal utilizado para coleta de dados foi o questionário. Para tanto os resultados obtidos na pesquisa, demonstram um cenário desafiador a respeito da relação família X escola, falta de diálogo, entre ambas, falta de interesse dos pais/responsáveis, falta de incentivo da escola para uma maior aproximação.
Abstract: This study brings the theme around the relationship between the family and the school, with the general objective of understanding the importance of the family-school partnership for the full development of the student. The research was conducted in a school located in the rural area of Delmiro Gouveia/Al. The school will be called by the fictitious name Maria Bonito, due to the ethical aspects of the research. In all, we had contributions from teachers, parents/guardians of students. The research is qualitative/quantitative, the main instrument used for data collection was the questionnaire. Therefore, the results obtained in the research demonstrate a challenging scenario regarding the family X school relationship, lack of dialogue between them, lack of interest from parents/guardians, lack of encouragement from the school for a closer relationship.
Palavras-chave: Educação
Escola
Família
Diálogo
Ensino e aprendizagem
Family
School
Approximation
Dialogue
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Joseane Gomes da. Escola e família: uma aproximação necessária. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8026
Data do documento: 22-jun-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Escola e família uma aproximação necessária.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.