06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8026
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Cristina Conceição-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0129621604933538pt_BR
dc.contributor.referee1Figueirêdo, Carla Taciane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1899231100500890pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Maria Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8439918844022185pt_BR
dc.creatorSilva, Joseane Gomes da-
dc.date.accessioned2021-09-23T20:14:31Z-
dc.date.available2021-09-23-
dc.date.available2021-09-23T20:14:31Z-
dc.date.issued2021-06-22-
dc.identifier.citationSILVA, Joseane Gomes da. Escola e família: uma aproximação necessária. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8026-
dc.description.abstractThis study brings the theme around the relationship between the family and the school, with the general objective of understanding the importance of the family-school partnership for the full development of the student. The research was conducted in a school located in the rural area of Delmiro Gouveia/Al. The school will be called by the fictitious name Maria Bonito, due to the ethical aspects of the research. In all, we had contributions from teachers, parents/guardians of students. The research is qualitative/quantitative, the main instrument used for data collection was the questionnaire. Therefore, the results obtained in the research demonstrate a challenging scenario regarding the family X school relationship, lack of dialogue between them, lack of interest from parents/guardians, lack of encouragement from the school for a closer relationship.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectApproximationpt_BR
dc.subjectDialoguept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleEscola e família: uma aproximação necessáriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo traz a temática em torno da relação entre a família e a escola tendo como, objetivo geral compreender a importância da parceria família e escola para o desenvolvimento pleno do estudante. A pesquisa foi realizada em uma escola localizada na zona rural de Delmiro Gouveia/Al. A escola será chamada por nome fictício “Maria bonita”, por aspectos éticos da pesquisa. Ao todo tivemos contribuições dos professores, pais/responsáveis dos alunos. A pesquisa é de cunho qualitativo/quantitativo, o instrumento principal utilizado para coleta de dados foi o questionário. Para tanto os resultados obtidos na pesquisa, demonstram um cenário desafiador a respeito da relação família X escola, falta de diálogo, entre ambas, falta de interesse dos pais/responsáveis, falta de incentivo da escola para uma maior aproximação.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Escola e família uma aproximação necessária.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.