00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7924
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Leitura e escrita no ciclo de alfabetização: interface entre PIBID E PNAIC
Autor(es): Santana, Maria Cleuma Ramos de Melo
Silva, Maria Edineide de Melo
Primeiro Orientador: Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Duarte, Madileide de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Ana Cristina de Oliveira
Resumo: Este trabalho apresenta um relato de experiências vivenciadas por duas alunasprofessoras que atuam no ciclo de alfabetização, em duas escolas públicas, situadas no município de Santana do Ipanema-AL. Para isso, planejamos, elaboramos e executamos atividades docentes em duas turmas do 3º ano, da faixa de 8 a 12 anos. Para realizar essas atividades tomamos por base as orientações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), como também os estudos e orientações decorrentes da Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Os resultados apontam que um dos maiores desafios do professor atualmente é despertar nos alunos o gosto pela leitura, fator importante na educação escolar, que constitui um instrumento necessário para a realização de novas aprendizagens, no entanto, seu conceito tem sido compreendido tradicionalmente como um ato mecânico de decodificação de palavras.
Abstract: ARTIGO
Palavras-chave: Alfabetização
PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa)
PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência)
Leitura e Escrita
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: SANTANA, Maria Cleuma Ramos de Melo, SILVA, Maria Edineide de Melo. Leitura e escrita no ciclo de alfabetização: interface entre PIBID E PNAIC. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Santana do Ipanema, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7924
Data do documento: 2-set-2015
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leitura e escrita no ciclo de alfabetização - interface entre PIBID e PNAIC.pdf440.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.