00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7924
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6495492068805035pt_BR
dc.contributor.referee1Duarte, Madileide de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4053199044347094pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Ana Cristina de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8544447466461733pt_BR
dc.creatorSantana, Maria Cleuma Ramos de Melo-
dc.creatorSilva, Maria Edineide de Melo-
dc.date.accessioned2021-08-19T20:52:20Z-
dc.date.available2021-08-19-
dc.date.available2021-08-19T20:52:20Z-
dc.date.issued2015-09-02-
dc.identifier.citationSANTANA, Maria Cleuma Ramos de Melo, SILVA, Maria Edineide de Melo. Leitura e escrita no ciclo de alfabetização: interface entre PIBID E PNAIC. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Santana do Ipanema, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7924-
dc.description.abstractARTIGOpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa)pt_BR
dc.subjectPIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência)pt_BR
dc.subjectLeitura e Escritapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.titleLeitura e escrita no ciclo de alfabetização: interface entre PIBID E PNAICpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um relato de experiências vivenciadas por duas alunasprofessoras que atuam no ciclo de alfabetização, em duas escolas públicas, situadas no município de Santana do Ipanema-AL. Para isso, planejamos, elaboramos e executamos atividades docentes em duas turmas do 3º ano, da faixa de 8 a 12 anos. Para realizar essas atividades tomamos por base as orientações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), como também os estudos e orientações decorrentes da Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Os resultados apontam que um dos maiores desafios do professor atualmente é despertar nos alunos o gosto pela leitura, fator importante na educação escolar, que constitui um instrumento necessário para a realização de novas aprendizagens, no entanto, seu conceito tem sido compreendido tradicionalmente como um ato mecânico de decodificação de palavras.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leitura e escrita no ciclo de alfabetização - interface entre PIBID e PNAIC.pdf440.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.