00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7885
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da memória institucional para as relações públicas na gestão da imagem e identidade organizacional
Título(s) alternativo(s): The importanceof institutional memory for public relatios in the management of organizational image and identity
Autor(es): Costa, Cléwen Islen Tenório
Primeiro Orientador: Silva, Vanuza Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Torres, Mirtes Vitoriano
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Daniel Augusto Monteiro de
Resumo: A presente monografia tem por finalidade demonstrar a importância da Memória Institucional para a área das Relações Públicas no gerenciamento da identidade e imagem organizacional. Atualmente, a Memória Institucional ainda é pouco explorada por uma grande parte das organizações, contudo consiste em uma ferramenta estratégica para a comunicação organizacional, no fortalecimento da identidade corporativa e a projeção de sua imagem para seus públicos. Sendo assim, a monografia propõe uma reflexão sobre o resgate da memória das organizações. Primeiramente, elucidando atividade das Relações Públicas. Posteriormente, abordando a comunicação nas organizações e o uso estratégico da Memória Institucional. Por último, a ideia nuclear do trabalho, sobre o que o olhar para o passado oferece de valor às Relações Públicas na gestão da identidade organizacional e a percepção dos públicos.
Abstract: The purpose of this monograph is to demonstrate the importance of Institutional Memory for the Public Relations area in the management of identity and organizational image. Currently, Institutional Memory is still little explored by a large part of organizations, however it consists of a strategic tool for organizational communication, in strengthening corporate identity and projecting its image to its audiences. Thus, the monograph proposes a reflection on the rescue of the memory of organizations. First, elucidating Public Relations activity. Subsequently, addressing communication in organizations and the strategic use of Institutional Memory. Finally, the core idea of the work, on which the look to the past offers value to Public Relations in the management of organizational identity and public perception.
Palavras-chave: Memória institucional
Relações públicas
Identidade organizacional
Imagem organizacional
Public relations
Institutional memory
Organizational image
Organizational identity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Relações Públicas
Citação: COSTA, Cléwen Islen Tenório. A importância da memória institucional para as relações públicas na gestão da imagem e identidade organizacional. 2021. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7885
Data do documento: 29-mai-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.